expr:class='data:blog.pageType'>

SÃO DESIDÉRIO: PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO COM CARDIOLOGISTA




A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira, 24, no auditório do Posto de Saúde Antônio Pereira da Rocha  uma capacitação com o cardiologista Daniel Lago, destinada aos enfermeiros e médicos da Atenção Básica do município.

Hipertensão Arterial Sistêmica é o eixo norteador da capacitação. “Esse tema tem uma prevalência muito grande na sociedade, é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares como o enfarte, derrame e doença arterial periférica. Esse grupo de doenças é hoje o que mais causa mortes no Brasil. Por isso é importante entender, tratar e evitar. Vamos abordar sobre o tratamento e como encaminhar o paciente”, destacou o cardiologista.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Tatiane Rodrigues, a capacitação antecipa as ações que serão realizadas no município no dia 26, Dia Nacional dedicado ao Combate à Hipertensão Arterial. “O objetivo é capacitar a equipe por ser uma doença de importância para a saúde pública e que acaba acometendo grande parte da população assistida pelos PSF’s”, afirmou a coordenadora.

“Este curso trará muitas informações, para médicos, principalmente os que trabalham na zona rural, pois se trata de uma doença crônica não transmissível que é muito frequente, e que muitas vezes, os pacientes não têm muita informação de como tratar os fatores de risco e acabam tendo complicações mais severas”, apontou a médica clínica geral, Verônica Carreno.

No município, desde março, o atendimento da Saúde Pública foi incrementado com o médico cardiologista, realizado semanalmente às segundas e terças-feiras.

Hipertensão arterial - Anualmente, quase trezentas mil pessoas morrem no Brasil vítimas de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta, uma doença que atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade, e presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. A pressão alta é grave, pois muitas vezes o paciente não sente nada. Entre os principais sintomas relacionados, estão a dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz, que podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial.


Assessoria de Comunicação 
Prefeitura de São Desidério 


SÃO DESIDÉRIO: PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO COM CARDIOLOGISTA SÃO DESIDÉRIO: PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO COM CARDIOLOGISTA Reviewed by Redação Mural do Oeste on segunda-feira, abril 24, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.