SEMATUR BARREIRAS ENTREGA HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA DO PARQUE



A Escola do Parque já conta com um projeto ambiental diferenciado: a horta orgânica comunitária. Essa primeira etapa foi entregue aos estudantes e professores no último dia 12 de abril pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

Esse trabalho faz parte da extensão do viveiro municipal, e tem como objetivo despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta sem o uso de agrotóxicos, além de acompanhar todo processo de plantio, germinação e colheita de hortaliças, ervas e legumes. Outro ponto essencial é a busca por um estilo de vida mais saudável, com alimentos mais nutritivos e naturais, também conscientizando as crianças sobre o equilíbrio ambiental e sustentabilidade.

A entrega simbólica foi realizada pelo secretário da SEMATUR Ailton José da Silva, o subsecretário Demósthenes Júnior juntamente e demais servidores da secretaria. A diretora da escola Rosineide Almeida, a vice-diretora Angela Guedes, professores e estudantes acompanharam a visitação à horta orgânica.  

“O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto”, disse o secretário Ailton.

O servidor e engenheiro agrônomo Raimundo Guedes explica que existe a necessidade da construção de novas visões educacionais que integrem a saúde e o meio ambiente através de projetos realizados na escola. “O desenvolvimento de trabalhos realizados em hortas orgânicas no ambiente escolar aborda temas como educação ambiental, e educação para a saúde através dos aspectos nutricionais e alimentar”, garantiu.

A diretora Rosineide Almeida reconheceu a importância do projeto da SEMATUR, e enfocou que o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. “O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem, como também acompanhar a germinação das sementes, pode transformar este pequeno espaço da escola em um local de aprendizado. Tenho certeza que essa parceria com a SEMATUR, conseguiremos alcançar nosso objetivo que é sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o meio ambiente depende de cada cidadão deste planeta”, finalizou.


Diretoria de Comunicação Social 
Prefeitura Municipal de Barreiras
SEMATUR BARREIRAS ENTREGA HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA DO PARQUE SEMATUR BARREIRAS ENTREGA HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA DO PARQUE Reviewed by Redação Mural do Oeste on quinta-feira, abril 20, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.