BARREIRAS 126 ANOS: A HISTÓRIA DO 4° BEC


Criado no ano de 1955, na Cidade cearense de Crateús, o 4º Batalhão de Engenharia, nasceu com vocação ferroviária e, logo, responsabilizou-se pela construção das estradas de ferro que ligavam as cidades de Crateús a Solonópolis, no Ceará; e Oiticica a Castelos Altos, no Piauí.

Em 30 de dezembro de 1957, recebeu sua denominação histórica atual, 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO, mais condizente com a gama de missões a que foi chamado a cumprir. Em 03 de julho de 1972, foi transferido para o Município de Barreiras, na Bahia, com o objetivo de estabelecer a ligação entre Salvador e a Capital Federal.




Foram mais de 700 km, vencidos em 10 anos, com o suor de 5.000 homens, em uma empreitada que nos enche de orgulho. Mais do que estradas e açudes, o 4º BEC construiu vidas.


No dia 31 de março de 1973 deu-se a instalação oficial do 4º BEC em seu quartel em Barreiras. No dia 16 de agosto de 1994, o 4º BEC recebeu a denominação histórica de Batalhão General Argolo em homenagem ao ilustre filho da Bahia, Alexandre Gomes de Argolo Ferrão Filho, responsável por brilhantes feitos da recém-nascida Engenharia Militar Brasileira.

Ao longo de sua história, o 4º BEC conta com um imenso acervo de obras, pois contribuiu para o desenvolvimento do Nordeste, desde as adjacências de Crateús, Barreiras, e até mesmo em outros estados brasileiros.

Ao longo desses quarenta e três anos, no desempenho de suas variadas missões, o 4º BEC mantém uma memória que fica naqueles que deram o máximo para o cumprimento da missão.


Ferrovias; açudes; barragens; poços tubulares; sistemas urbanos de abastecimento de água; sistemas de irrigação; redes de distribuição de água; drenagens superficiais e profundas; implantação de rodovias; pavimentação; estradas vicinais; pontes; trabalhos de conservação e restauração; terraplenagem; construção de escolas, casas e quartéis; recuperação de aeroportos, são só alguns dos trabalhos da nobre Arma da Engenharia realizados pelo 4° BEC ao longo de seus 43 anos de história neste Novo Oeste.

Destacamos aqui, algumas obras, tais como:

- a duplicação da BR-101 no estado de Sergipe, distante 1.100 Km do 4º BEC, próximo a capital Aracaju - SE;

- a entrega da obra do anel viário no município de Barreiras; e

- As obras de restauração de 213 Km das rodovias TO-040 e TO-110 no estado do Tocantins.


Fonte: 4° BEC
BARREIRAS 126 ANOS: A HISTÓRIA DO 4° BEC BARREIRAS 126 ANOS: A HISTÓRIA DO 4° BEC Reviewed by Redação Mural do Oeste on terça-feira, maio 23, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.