BARREIRAS 126 ANOS: SERTÂNIA DE BARREIRINHAS, UMA DAS GLÓRIAS DO FUTEBOL BARREIRENSE

O Sertânia nas comemorações do 76 aniversário de Barreiras. 
O primeiro da esquerda para direita Antônio Benício Magalhães 

 Em pé: Marcondes, Manelin, Brainer, Edney, Sirlei, Wilson, Jupaguá, Neguim, Eurico, Galego, Jorge, Paulão, Paulo Nogueira, Carlinhos e Cumingues
Agachados: Ailton Bomfim, Diér, Lonzim, Aloísio, Fazinho, Welington Bacatela, Robério e Neto

Em pé: Paquinha, Waldir, Tobe, Robério, Pedro Silva, Paulo Nogueira (ao fundo) Marcondes, Zé Homero e Hélio.
Agachados: Batista, Juazeiro, Aciolli, Evaristo, Fazinho, Aloísio, Dico Maravilha e Teco. O mascote do clube era Álvaro Júnior

Reportagem de Romildo Sena
Fotos do arquivo do Sertânia

Fundado em 1976, O Sertânia futebol Clube do bairro  Barreirinhas é uma das glórias do futebol barreirense. Duas vezes campeão municipal nos de 1978 e 2008, vice em 1989 e 2014, o time marcou época por ter craques como Aloísio, Helio, Marcondes, Batista, Sargento Evaristo, Juazeiro, Wellington Bacatela, Dico, Teco, entre outros. A cobra coral como era chamada pelos torcedores, encantava pelo toque de bola, a noção de conjunto e a criatividade. “É difícil se formar de novo um time como aquele. Pareciam profissionais. Dava gosto assistir o Sertânia jogar” diz o torcedor Paulo Santos.


O quadro de sócio fundadores contou com 11 nomes, entre eles Paulo Nogueira, Francisco Cardoso (Bangu), Ernesto Fonseca e Manoel Davi, “Fundamos o clube com o objetivo de manter a tradição do antigo Barreirinhas que deu origem ao Sertânia. Com o passar do tempo, conseguimos edificar a sede própria, onde, nas tardes de domingo, recebíamos torcedores e atletas. Dia de jogo era uma grande festa’, explica Paulo Nogueira, um dos comandantes do Sertânia.

CONQUISTAS
O primeiro título veio dois anos após à fundação do clube. O time contava com atletas de excelente nível, entre eles, Pedro Silva, Robério, Dico Maravilha e Teco. Nesta época o Sertânia era presidido por Antônio Benício Magalhães, hoje presidente de honra do clube. Ele costuma dizer que o Sertânia honrou o povo de Barreirinhas e trouxe muitas alegrias para os moradores do bairro.

Na semana que a cidade comemora 126 anos de emancipação política, a diretoria do Sertânia não esconde a alegria  de ter fundando um time que entrou para a história da cidade.




BARREIRAS 126 ANOS: SERTÂNIA DE BARREIRINHAS, UMA DAS GLÓRIAS DO FUTEBOL BARREIRENSE BARREIRAS 126 ANOS: SERTÂNIA DE BARREIRINHAS, UMA DAS GLÓRIAS DO FUTEBOL BARREIRENSE Reviewed by Redação Mural do Oeste on terça-feira, maio 23, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.