BARREIRAS 126 ANOS: TARCILO VIEIRA DE MELO, O POLÍTICO MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA DA CIDADE


Autor: Fernando Paixão 

Nasceu em 24 de dezembro de 1913, natural de Barreiras, na Bahia. Formou-se em ciências jurídicas e sociais, em 1936, pela Faculdade de Direito da Bahia. Começou a vida política em 1943, ao ser designado diretor do Departamento das Municipalidades da Bahia, no Governo do General Renato Onofre. Com o fim do Estado Novo, sendo designado interventor da Bahia João Vicente Bulcão, em novembro de 1945, Vieira de Melo veio a ocupar o cargo de secretário da interventoria junto à Secretaria de Interior e Justiça. Nas eleições de dezembro de 1945, elegeu-se deputado à Assembléia Nacional Constituinte, pelo PSD baiano. Depois da promulgação da nova Constituição, em 18-9-1946, passou a exercer mandato legislativo ordinário, tendo sido reeleito deputado federal em outubro de 1950, mas não iniciou esse novo mandato em virtude de sua nomeação, em 27 de janeiro de 1951, para a Secretaria de Educação e Saúde do Governo Otávio Mangabeira na Bahia (1947-1951).
Em outubro de 1954, elegeu-se mais uma vez deputado federal na legenda pessedista baiana. Volta a se eleger à Câmara Federal em outubro de 1962, cumprindo mandato no período legislativo de 1963 a 1967. Encerrado esse mandato parlamentar, passou a se dedicar à advocacia, sobretudo na área do direito internacional.
Preparava-se, em 1970, para tentar se eleger deputado federal pela Bahia, na legenda emedebista, quando, em 22 de abril, veio a falecer, no Rio de Janeiro, vítima de atropelamento.
BARREIRAS 126 ANOS: TARCILO VIEIRA DE MELO, O POLÍTICO MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA DA CIDADE BARREIRAS 126 ANOS: TARCILO VIEIRA DE MELO, O POLÍTICO MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA DA CIDADE Reviewed by Redação Mural do Oeste on terça-feira, maio 23, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.