expr:class='data:blog.pageType'>

BARREIRAS ABRE O CICLO DO UPB ITINERANTE QUE SERÁ REALIZADO EM 10 MUNICÍPIOS BAIANOS



A primeira, das dez edições do programa de capacitação técnica no interior da Bahia, o UPB Itinerante foi aberta na manhã desta quarta-feira, 10, em Barreiras. O prefeito Zito Barbosa deu as boas vindas aos participantes que durante três dias terão contato direto com técnicos especializados e receberão informações sobre as formas de prestação de Contas do TCM, Controle Interno, Convênios Federais junto a CEF e Compras públicas. Também participarão de oficina técnica sobre o Sistema Integrado de Gestão – SIGA e e-TCM.

“A iniciativa da União dos Prefeitos da Bahia – UPB, TCM, Sebrae e Caixa Econômica é louvável, espero que esta capacitação gratuita, voltada para gestores e técnicos municipais no nosso interior seja proveitosa e auxilie a melhor condução das prefeituras do Oeste e de todo o interior da Bahia”, disse Zito Barbosa. As outras nove capacitações agendadas para este ano são nos municípios de Paulo Afonso, também em maio; Guanambi, em junho; Irecê e Itabuna, em julho; Alagoinhas e Andaraí, em agosto; Vitória da Conquista e Juazeiro, em setembro; e Teixeira de Freitas, em outubro.

O evento tem o objetivo de melhorar o preparo técnico das contas dos municípios baianos, eliminando as principais causas de rejeição de contas dos gestores pelos órgãos de Controle Externo. O UPB Itinerante vai proporcionar aos prefeitos dos 417 municípios do Estado, uma melhor orientação, maior segurança e mais eficiência na execução orçamentária, para que haja a devida aplicação  dos recursos e prestação de contas, realçando assim o caráter orientador e pedagógico do tribunal.

Dados do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) mostram que, no exercício de 2015, das 407 contas analisadas, 228 foram aprovadas com ressalvas e 179 rejeitadas. O que significa mais de 43% de rejeição nas contas dos prefeitos baianos. Com o intuito de diminuir este índice, os organizadores se uniram e criaram o UPB Itinerante.  “Nossa missão é contribuir para a excelência da gestão municipal. Atuar pedagogicamente, mostrando os caminhos legais e ajudando a diminuir os índices de contas rejeitadas, é o nosso propósito com essa capacitação”, disse o presidente da UPB, Eures Ribeiro.


Diretoria de Comunicação Social 
Prefeitura Municipal de Barreiras 
BARREIRAS ABRE O CICLO DO UPB ITINERANTE QUE SERÁ REALIZADO EM 10 MUNICÍPIOS BAIANOS BARREIRAS ABRE O CICLO DO UPB ITINERANTE QUE SERÁ REALIZADO EM 10 MUNICÍPIOS BAIANOS Reviewed by Redação Mural do Oeste on quarta-feira, maio 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.