expr:class='data:blog.pageType'>

CONTAS PÚBLICAS: PRIMEIRA EDIÇÃO DO UPB ITINERANTE INICIA NESTA QUARTA-FEIRA (10), EM BARREIRAS


Dados do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), mostram que, no exercício de 2015, das 407 contas analisadas, 228 foram aprovadas com ressalvas e 179 rejeitadas. O que significa mais de 43% de rejeição nas contas dos prefeitos baianos. Com o intuito de diminuir este índice, a União dos Municípios da Bahia – UPB e o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-Ba), por meio da Escola de Contas, em parceira com a Caixa Econômica Federal e com o Sebrae irão realizar, o programa de capacitação técnica, no interior da Bahia, chamado UPB Itinerante.
A primeira edição acontece entre os dias 10 e 12 de maio, das 8h às 17h, no município de Barreiras, no Hotel Solar das Mangueiras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da UPB. O programa de capacitação promovido pela UPB tem outras nove capacitações agendadas para este ano nos municípios de: Paulo Afonso, também em maio; Guanambi, em junho; Irecê e Itabuna, em julho; Alagoinhas e Andaraí, em agosto; Vitória da Conquista e Juazeiro, em setembro; e Teixeira de Freitas, em outubro. Desta forma, o projeto atende a todas as regiões do estado.
Os encontros terão duração de três dias, sendo que o primeiro dia contará com técnicos especializados para orientar os prefeitos sobre as formas de prestação de Contas do TCM, Controle Interno, Convênios Federais junto a CEF e Compras públicas. Já o segundo e terceiro dias serão destinados à oficina técnica sobre o Sistema Integrado de Gestão – SIGA e e-TCM.
“É importante que os agentes políticos estejam preparados para atender as expectativas criadas no debate eleitoral, que justifiquem e honrem o voto, a escolha consciente da maioria dos eleitores, com uma administração competente, proba, e voltada para o interesse público, especialmente das populações mais carentes. Para isso é fundamental informação de qualidade para planejar e eleger prioridades e conhecer e aplicar novas ferramentas tecnológicas para dar mais eficiência à administração”, afirma o conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, presidente do TCM Bahia.
O evento tem o objetivo de melhorar o preparo técnico das contas dos municípios baianos, eliminando as principais causas de rejeição de contas dos gestores pelos órgãos de Controle Externo. O UPB Itinerante vai proporcionar aos prefeitos dos 417 municípios do Estado, uma melhor orientação, maior segurança e mais eficiência na execução orçamentária, para que haja a devida aplicação adequada dos recursos e prestação de contas, realçando assim o caráter orientador e pedagógico do tribunal.
O UPB Itinerante tem como público-alvo os prefeitos, Secretários de Administração, Finanças, Controladores, Contadores, Comissões de licitações, Técnicos do Planejamento, Contabilidade, Recursos Humanos e demais profissionais envolvidos na execução da prestação de contas municipais. “Nossa missão é contribuir para a excelência da gestão municipal. Atuar pedagogicamente, mostrando os caminhos legais e ajudando a diminuir os índices de contas rejeitadas, é o nosso propósito com essa capacitação”, disse o presidente da UPB, Eures Ribeiro.
Serviço
UPB Itinerante Barreiras
Local: Hotel Solar das Mangueiras
Data: 10 a 12.05
Horário: das 8h às 17h
Inscrições: www.upb.org.br
Confira a programação do UPB Itinerante
Primeiro dia
8h – 9h – Acolhimento e Credenciamento
09h – 10h – Abertura Solene
10h– Conhecendo o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia;
10h30min – Prestação de Contas no âmbito do TCM/BA: Consórcios Públicos Intermunicipais;
11h40min – Índice de efetividade da gestão municipal – IEGM.
12h – 13h30min – Intervalo para almoço
13h30min – Convênios Federais – Caixa Econômica Federal;
13h50min – Principais aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF em matéria de contas municipais;
14h40min – Compras públicas por meio da micro e pequena empresa – SEBRAE
15h – Requisitos para contratação de bens e serviços na Administração Pública Municipal;
15h40min – Lei de transparência aplicada a Administração Pública Municipal;
16h20min – A importância do Controle Interno na Administração Pública Municipal.
17h – Encerramento
Segundo dia
Oficina técnica sobre SIGA e E-TCM
08h – Introdução da prestação de contas eletrônica
09h – Captura – módulo cadastro
12h – Intervalo para almoço
13h30min – Captura – Módulo Informes Mensais
17h – Encerramento
Terceiro dia
Oficina técnica sobre SIGA e E-TCM
08h – Captura – Módulo Informes Mensais
10h – Captura – Relatórios
12h – Intervalo para almoço
13h30min – Prestação de contas eletrônica – E_TCM
14h30min – Analisador para controladores e gestores
17h – Encerramento

UMOB
CONTAS PÚBLICAS: PRIMEIRA EDIÇÃO DO UPB ITINERANTE INICIA NESTA QUARTA-FEIRA (10), EM BARREIRAS CONTAS PÚBLICAS: PRIMEIRA EDIÇÃO DO UPB ITINERANTE INICIA NESTA QUARTA-FEIRA (10), EM BARREIRAS Reviewed by Redação Mural do Oeste on terça-feira, maio 09, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.