CORRENTINA: COM OBRA PARADA DESDE 2009, CONDUTORES SE ARRISCAM EM PONTE IMPROVISADA DE MADEIRA


Enquanto a obra de uma ponte de concreto está parada há oito anos devido a um impasse na execução do projeto, condutores que trafegam pela BR-135, no município de Correntina, no oeste da Bahia, se arriscam em uma ponte de madeira improvisada, que, segundo moradores, já caiu duas vezes.

A ponte de concreto começou a ser construída em 2004, mas desde 2009 a obra está embargada pelo Ministério Público por causa da falta de uma autorização do Instuto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovavéis (Ibama), para retirada da vegetação do local. A ponte fica na zona rural de Correntina e liga o município à cidade de São Desidério.
Enquanto a obra não termina, o único modo de atravessar o Rio Corrente é através da ponte de madeira, que, segundo os condutores e moradores da região, pode cair a qualquer momento. Pela ponte improvisada passam carros pequenos e até caminhões pesados. "A gente acostumou, mas corremos risco, não é", disse um motorista de caminhão.

Dona Eunice Santos, que tem um mercadinho bem perto da ponte, conta que já viu um carro cair no rio ao tentar atravessar o local. "Ela [a ponte] já caiu não foi uma vez, não. Ela já caiu umas duas vezes com carro", disse.

O trabalhador rural Delcino Teixeira usa a ponte para levar o gado que tem de uma fazenda para a outra. Apesar de perigoso, ele insiste em passar pela ponte com os animais. "Nós passamos aqui porque não tem outro jeito. Se não passar aqui, tem que passar em outro lugar bem mais longe do que aqui", destaca.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Denit), a construção da ponte é responsabilidade do governo federal. O órgão disse que um novo projeto de pavimentação da BR-135 está sendo elaborado desde janeiro desse ano e que, nesse projeto, está prevista a conclusão da ponte de concreto. O órgão, no entanto, não deu nenhuma previsão para a conclusão das obras.

O Ibama, por sua vez, destacou que pediu ao Denit modificações no projeto para poder emitir o licenciamento ambiental que está pendente e que o Denit já apresentou um novo estudo. Segundo o Ibama, o estudo está sendo analisado. A definição do órgão em relação à liberação deve sair no segundo semestre desse ano.
G1
CORRENTINA: COM OBRA PARADA DESDE 2009, CONDUTORES SE ARRISCAM EM PONTE IMPROVISADA DE MADEIRA CORRENTINA: COM OBRA PARADA DESDE 2009, CONDUTORES SE ARRISCAM EM PONTE IMPROVISADA DE MADEIRA Reviewed by Redação Mural do Oeste on segunda-feira, maio 15, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.