DISPUTA TERRITORIAL NA DIVISA ENTRE BAHIA E TOCANTINS É FOCO DE SESSÃO DA ALBA DURANTE A BAHIA FARM SHOW



Deputados baianos, membros da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, realizaram na tarde desta terça-feira (30) uma sessão itinerante, durante o primeiro dia da Bahia Farm Show 2017, em Luís Eduardo Magalhães. O encontro, comandado pelo presidente da Comissão, deputado estadual Eduardo Salles, se transformou em um espaço de diálogo entre os produtores do oeste e o legislativo. Na ocasião, foram apresentadas as principais demandas de interesse do setor agrícola, como a disputa territorial na divisa entre a Bahia e Tocantins, por exemplo. Esta é a segunda vez que a Comissão promove uma reunião dentro da feira.

Pioneiro na região, ao ter se instalado na região há 37 anos, o produtor Odacil Ranzi aproveitou a presença dos parlamentares e cobrou uma ação mais efetiva do governo do Estado para resolver a questão da disputa territorial na divisa entre os estados da Bahia e Tocantins. “É preciso que o Estado esteja mais presente nesta área e ofereça mais apoio aos agricultores. A Bahia tem que abraçar aquela região e levar mais educação, saúde, energia e estrada para aqueles que morem e produzam por lá”, reivindicou.

Com o esforço dos agricultores, por meio das associações e sindicatos dos produtores rurais, foram realizados levantamentos com os registros e nomes das fazendas, desde a localidade de Roda Velha até a localidade de Panambi, para identificar o interesse e o desejo daqueles que estão instalados nas áreas de disputa territorial. “Neste trecho, todos concordaram em permanecer na Bahia. Há demandas nas localidades de Bela Vista e Placas, por exemplo, na divisa da Bahia, de pessoas que têm títulos ainda emitidos pelo estado de Goiás. Esses títulos estão espalhados pelo Brasil, e volta e meia aparece algum aventureiro reclamando a posse destas terras”, reforça Odacil, que vem representando a Aiba e os demais agricultores nesta esfera junto ao Governo do Estado.

Na oportunidade, o deputado estadual Eduardo Salles reforçou que o vice-governador da Bahia, João Leão, tem cobrado mais ação dos secretários na Vila Panambi (área de divisa entre Bahia e Tocantins). “Esta é uma terra que é da Bahia, e precisamos fazer com que quem ali vive, sinta-se acolhidos pelo estado da Bahia, e não por Tocantins”. Os agricultores solicitaram dos deputados celeridade na assinatura de um convênio entre os dois estados, de acordo com as regras definidas pela Aiba e o Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, como forma de pacificar a questão. 

Ao contribuir com o debate, o presidente da Bahia Farm Show e da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, acredita que esta oportunidade é fundamental para levar os pleitos dos agricultores dentro de uma esfera que pode prejudicar, e até mesmo inviabilizar, a atuação dos produtores rurais na região. Também foram debatidos dentro da sessão itinerante questões como as altas taxas dos cartórios e a burocracia nos processos de licenciamentos ambientais. Cinco deputados marcaram presença na sessão: Luiz Augusto (PMDB), Heber Santana (PSC), Gika Lopes (PT), Samuel Júnior (PSC) e Eduardo Salles (PP). O presidente da Aiba, Celestino Zanella, e o presidente da Abapa contribuíram com o debate.



SERVIÇO:
Bahia Farm Show 2017
Data: 30 de maio a 03 de junho de 2017
Local: Complexo Bahia Farm Show: BA 020/242, km 535 - Luís Eduardo Magalhães – Bahia


Assessoria de Comunicação 
DISPUTA TERRITORIAL NA DIVISA ENTRE BAHIA E TOCANTINS É FOCO DE SESSÃO DA ALBA DURANTE A BAHIA FARM SHOW DISPUTA TERRITORIAL NA DIVISA ENTRE BAHIA E TOCANTINS É FOCO DE SESSÃO DA ALBA DURANTE A BAHIA FARM SHOW Reviewed by Redação Mural do Oeste on quarta-feira, maio 31, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.