expr:class='data:blog.pageType'>

MUNICÍPIO DE SÃO DESIDÉRIO SEDIA ENCONTRO DE COMISSÃO NACIONAL E ESTADUAL PARA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO



Representantes das Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Assistência Social reuniram-se na última semana, com o coordenador geral da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), Adilson Carvalho, e com o coordenador Estadual da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE), Admar Fontes Junior, com a finalidade de apresentar as políticas federais e estaduais para o combate do trabalho escravo na região.

Durante a reunião foram apresentados dados que mostram empresas e fazendas da região oeste com um grande número de funcionários em condição de trabalho escravo.  “Presenciamos muitos casos na maioria dos municípios da Bahia e já alerto que o Código Penal Brasileiro em seu artigo 149 estabelece analisar o crime de redução à condição análoga ao trabalho escravo em vista de situações degradantes que afrontam o direito fundamental do indivíduo, ferindo a dignidade da pessoa e a própria liberdade, o empregador terá uma reclusão de dois a oito anos e multa, além da pena correspondente à violência”, alertou o coordenador geral da CONATRAE, Adilson Carvalho.

A ideia da discussão visa implantar um comitê de cunho fiscalizador com alguns municípios da região. “Será um marco para todos nós, porque facilita a comunicação com os membros da rede que terão contato com a realidade, e a partir daí, iremos adotar as providências necessárias. Aproveito a oportunidade para ressaltar que a COETRAE/BA, tem a finalidade de propor mecanismo para a prevenção e o enfrentamento do trabalho escravo no Estado da Bahia”, assegurou o coordenador da COETRAE/BA, Admar Fontes Junior.

Para a secretária de Agricultura, Patrícia Rocha, é fundamental a discussão do assunto, “Pois, existem ainda muito casos de pessoas que exercem o trabalho escravo e essas questões estão bem próximas da nossa realidade, e por isso temos que tomar medidas junto aos órgãos competentes para solucionar esse problema, que para nós não configura como um trabalho humano”, disse.

Os trabalhos da CONATRAE e COETRAE/BA, contam com a parceria dos órgãos: Ministério Público do Trabalho – MPT; Organização Internacional do Trabalho– OIT; Polícia Rodoviária federal – PRF; Polícia Federal – PF; Ministério Público Federal – MPF; REPORTER BRASIL; Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura- CONTAG; Federação dos Trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura – FETAG, ANADEP, CPT, CPTEC e dentre outros.

Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de São Desidério 
MUNICÍPIO DE SÃO DESIDÉRIO SEDIA ENCONTRO DE COMISSÃO NACIONAL E ESTADUAL PARA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO MUNICÍPIO DE SÃO DESIDÉRIO SEDIA ENCONTRO DE COMISSÃO NACIONAL E ESTADUAL PARA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO Reviewed by Redação Mural do Oeste on quinta-feira, maio 04, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.