PEDRO TAVARES REFORÇA LUTA EM PROL DOS PORTADORES DO LÚPUS


Autor da lei que instituiu a Semana de Conscientização do Lúpus no Estado da Bahia, o deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) destacou a luta dos portadores do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) neste 10 de maio, Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus. O parlamentar lembrou que a conscientização da sociedade é fundamental para levar a um melhor entendimento da doença. “Acompanho de perto a luta diária de quem convive com o lúpus e continuarei empenhado no intuito de minimizar o sofrimento dos portadores. Além da atenção e conscientização, é preciso alertar para a importância do diagnóstico logo no início da manifestação da doença e, para isso, deve haver mais vigilância de todos os agentes públicos e autoridades nessa causa”, relatou Tavares.

O lúpus é uma doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico. Pode atingir vários órgãos, incluindo pele, articulações, rins, pulmões e coração. O lúpus está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais, tais como: luz solar, infecções e alguns medicamentos. 

Jacira Conceição, de 60 anos, fundadora do grupo Lúpicos Organizados da Bahia (LOBA), convive com o lúpus desde os 15 anos, mas foi diagnosticada somente aos 40 anos. Presente na Liderança do PMDB/PSC nesta quarta-feira, 10, Jacira detalhou os principais desafios da doença. “A falta de divulgação e informação da sociedade faz com que nossa luta seja cada vez mais árdua. Quanto mais tempo se passa, mais o lúpus é escondido dentro da gaveta. A LOBA existe desde 2004 e desconhecimento ainda é enorme perante a sociedade civil. Enfrentamos uma batalha pela falta de atendimento médico e ambulatório especializado”, contou a fundadora e presidente da associação, que fez questão de agradecer o trabalho do parlamentar. 

Além da Semana da Conscientização, o deputado Pedro Tavares é autor de outros projetos que reforçam o trabalho em prol dos portadores da doença, como a criação de um Centro de Referência para o tratamento de lúpus e doenças autoimunes, o direito a gratuidade total no sistema público de transporte intermunicipal e o pagamento de meia entrada para portadores de lúpus nos estabelecimentos que promovem eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer.

Assessoria de Comunicação 
Deputado Pedro Tavares 
PEDRO TAVARES REFORÇA LUTA EM PROL DOS PORTADORES DO LÚPUS PEDRO TAVARES REFORÇA LUTA EM PROL DOS PORTADORES DO LÚPUS Reviewed by Redação Mural do Oeste on quarta-feira, maio 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.