expr:class='data:blog.pageType'>

PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES PROMOVE ATIVIDADES NO DIA NACIONAL DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES







A quinta-feira (18) em Luís Eduardo Magalhães foi marcada por atividades em alusão ao Dia Nacional de Mobilização e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante a tarde, uma passeata organizada pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, reuniu estudantes, representantes do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), Polícia Militar, Guarda Municipal e Sutrans. Os participantes saíram da Praça Sérgio Alvim Mota e percorreram algumas ruas do centro da cidade, chamando a atenção da sociedade para a importância do envolvimento de todos no combate a esse tipo de violência. “Estima-se que menos de 10 % dos casos são levados às autoridades, o que agrava o cenário, mas isso tem que mudar,” afirmou a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson.

Uma palestra realizada no auditório do SENAR, no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, deu sequência às atividades. A psicóloga e terapeuta, Alzira Caroline Pareja falou sobre as formas e a relevância de identificar crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violência sexual, destacando o papel fundamental dos educadores escolares nesse processo. “Um dos primeiros sintomas é a mudança rápida no comportamento e a queda no rendimento escolar. Os professores precisam estar atentos a esses sinais, sobretudo, preparados para enfrentar o problema”, comentou a especialista.  Alzira Caroline falou também acerca do que considera um grande obstáculo na identificação dos agressores.  “As estatísticas mostram que 79% das ocorrências contra as crianças se dão na residência das vítimas e a violência, praticada por pessoas próximas e conhecidas”, concluiu.



Sobre o dia 18 de maio
O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9970/00, foi estabelecido porque em 18 de maio de 1973, em Vitória – ES, um crime bárbaro chocou a comunidade capixaba e o resto do país. Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de apenas 8 anos de idade, foi sequestrada, drogada, violentada e cruelmente assassinada por jovens de classe média alta daquela cidade. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, completou 44 anos, e apesar da natureza hedionda do crime, todos os envolvidos ficaram impunes.





Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Governo 
PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES PROMOVE ATIVIDADES NO DIA NACIONAL DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES PROMOVE ATIVIDADES NO DIA NACIONAL DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Reviewed by Redação Mural do Oeste on sexta-feira, maio 19, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.