expr:class='data:blog.pageType'>

SANCIONADA LEI QUE DECLARA BANDA 26 DE MAIO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE BARREIRAS



Em solenidade com os integrantes da Banda 26 de Maio, o prefeito Zito Barbosa sancionou na sexta-feira, 12, a Lei 1.241/2017, de autoria do Poder Executivo que declara a Banda 26 de Maio como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Barreiras.  

Durante o ato, o prefeito citou as especulações negativas que circularam nas redes sociais quando assinou o decreto de suspensão das atividades. O gestor disse ainda, que os trâmites para regularização ocorreram com celeridade, para reforçar a importância dos músicos e a vontade do município em fomentar e valorizar as atividades da Banda 26 de Maio.

“Quando solicitamos a suspensão das atividades da Banda 26 de Maio, foi com intuito de regularizar, promover e valorizar a importância dessa manifestação cultural, musical e artística que atua há mais de 20 anos, e ainda não tinha nenhuma segurança e identidade com o município. Os músicos não possuíam regularidade quanto à origem dos recursos de bolsa de incentivo, uniformes para apresentação, e local apropriado para ensaio. Quer dizer, estava tudo fora de ordem, e precisávamos rever essa situação”, disse o prefeito.

Os músicos estiveram presentes e acompanharam a leitura da Lei, que proporcionará a Banda 26 de Maio uma nova regulamentação, segurança de vínculo, além de identidade de patrimônio cultural e imaterial. A partir de agora, os integrantes e a banda estarão vinculados á Escola de Música Antonino Sampaio e subordinada à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

 “Agradecemos a compreensão dos músicos, que poderão continuar levando a música aos espaços culturais e educacionais de Barreiras. Teremos uma banda municipal uniformizada, qualificada e valorizada, esse sempre foi nosso objetivo. E com essa nova estrutura, poderemos implantar incentivos nas escolas também, formando assim novos músicos e fortalecendo a cultura”, finalizou Zito.
 
A Coordenadora de Cultura, Emilia Moreno que participou diretamente do processo para a nova regulamentação da Banda, comemorou e elogiou a sensibilidade do prefeito, para com a cultura. Já a Secretária de Educação, Cátia Alencar, destacou que a música e a cultura têm um grande papel transformador na sociedade.         
 
Diretoria de Comunicação Social 
Prefeitura Municipal de Barreiras
SANCIONADA LEI QUE DECLARA BANDA 26 DE MAIO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE BARREIRAS SANCIONADA LEI QUE DECLARA BANDA 26 DE MAIO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE BARREIRAS Reviewed by Redação Mural do Oeste on segunda-feira, maio 15, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.