expr:class='data:blog.pageType'>

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE ZPE NA BAHIA FARM SHOW



Ocorreu na manhã de hoje (31), o seminário sobre as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) no auditório montado no stand da FAEB, na Bahia Farm Show. Na abertura do evento, o presidente da Associação dos Agricultores Irrigantes do Oeste da Bahia (AIBA), Celestino Zanella, citou alguns dos desafios enfrentados pelos produtores rurais da região, principalmente no aspecto da infraestrutura, que dificultam o processo de exportação. Zanella apresentou dados dos investimentos da iniciativa privada no setor, que diminuem os prejuízos da falta de apoio do poder público, sobretudo, na manutenção de rodovias, segurança e combate a incêndios em áreas de cerrado. “Para falar em exportação precisamos resolver primeiro alguns gargalos da nossa região”, comentou o presidente. Outro ponto levantado por Celestino Zanella é a necessidade da liberação do aeroporto de Luís Eduardo Magalhães para o transporte de carga. “Há produtos que precisam ser escoados de forma rápida para que não se perca qualidade. Com essa agilidade, poderemos agregar valor à nossa produção e mandar para outros países”, concluiu.

Presente no evento e representando o Prefeito Oziel Oliveira, o Secretário da Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Franco Bosa, também destacou a importância desse tipo de atividade, que só aumenta a capacidade de geração e renda dos nossos produtores, estabelecendo novas fronteiras comerciais. “O mundo está cada vez mais globalizado e precisamos nos preparar para esse intercâmbio com países de todos os continentes”, comentou.

O coordenador geral da Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Leonardo Santana, apresentou os benefícios para as empresas que se adequarem a esse tipo de investimento. De acordo com Santana, as empresas voltadas para a exportação são submetidas ao controle da alfândega nacional, mas recebem incentivos tributários, como redução ou isenção de impostos como IPI,CONFINS e  PIS/PASEP. “É uma ótima possibilidade de investimento para os empreendedores do oeste da Bahia”, disse o presidente.

Sobre as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE)
As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) são áreas específicas para a fabricação de produtos para exportação. Elas são instaladas nas regiões menos desenvolvidas do país, visando reduzir desequilíbrios regionais, bem como fortalecer o balanço de pagamentos e promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do país. Na Bahia, a única Zona de Processamento de Exportação está em Ilhéus, no Sul do estado. 

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE ZPE NA BAHIA FARM SHOW SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE ZPE NA BAHIA FARM SHOW Reviewed by Redação Mural do Oeste on quarta-feira, maio 31, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.