expr:class='data:blog.pageType'>

SEMATUR, INEMA E PRODUTORES RURAIS TRAÇAM PLANEJAMENTO PARA PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS




Discutir as diretrizes e as ações que serão tomadas para fortalecer o combate e a prevenção de queimadas no município de Barreiras. Este foi o objetivo da reunião realizada na sede da Unidade Regional do Inema nesta última segunda-feira, 08, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo- Sematur, PrevFogo e Aiba.

No encontro foram discutidos o plano de ações concretas para prevenção e o combate de incêndios florestais em áreas urbanas e rurais, intensificando a fiscalização e monitoramento geográfico. Também foi debatido a necessidade de realização de cursos, treinamento de brigadistas da PrevFogo, reuniões públicas, oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção e sensibilização social.

Esse planejamento integrado ainda propõe a criação do centro de monitoramento operacional diário na Aiba, em parceria com a Sematur e Inema, permitido assim, agilidade nos processos de identificação dos focos, verificação aérea, confirmação de incêndios e ação de combate dos brigadistas.  O projeto prevê a disponibilização de um avião agrícola com rádio e identificação de foco de incêndio, carros pipas, máquinas e equipamentos como pá carregadeiras, tratores com grades para aceiros, pulverizadores autopropelidos, ônibus e toda linha de equipamentos de proteção individual – EPI,s  e manuais.

A coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo, Fabiola Cotrim afirmou que “é importante sensibilizar de forma crescente a população da região, principalmente em época de estiagem, entre os meses de julho a dezembro, que ocorre uma grande incidência de incêndios florestais em todas as regiões da Bahia, apontando como fator decisivo para essas ocorrências a falta de sensibilização e conscientização das pessoas quanto à gravidade dessa ação, por isso a importância da formação continuada dos colaboradores dos órgãos, brigadistas, representantes das prefeituras municipais e outros segmentos da sociedade”.

Para o secretário da Sematur, Ailton José, a integração entre setores público e privado é essencial na concretização das ações. “A gestão compartilhada e participativa, envolvendo parcerias entre as três esferas de governo, sociedade civil e o setor privado, é a melhor formar de alcançar os objetivos. Estamos a disposição e preparados para iniciar as ações preventivas”, garantiu.
 
Participaram do encontro o Secretário da Sematur Ailton José da Silva juntamente com o subsecretário Demósthenes Júnior, o técnico Ronaldo Ursulino, a coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo, Fabiola Cotrim, o coordenador regional do Inema, Saul Reis e a diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves .
 
Diretoria de Comunicação Social 
Prefeitura Municipal de Barreiras
SEMATUR, INEMA E PRODUTORES RURAIS TRAÇAM PLANEJAMENTO PARA PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS SEMATUR, INEMA E PRODUTORES RURAIS TRAÇAM PLANEJAMENTO PARA PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS Reviewed by Redação Mural do Oeste on sexta-feira, maio 12, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.