expr:class='data:blog.pageType'>

SERVIDORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE PALESTRA DO TCM SOBRE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA



Responsabilidades da gestão municipal, transparência nas contas públicas e acesso ao portal do Tribunal de Conta dos Municípios foram alguns dos temas da palestra com o Inspetor Regional do TCM, Fernando Esquivel, realizada ontem (09), no auditório da OAB Barreiras.

O evento em parceria do TCM com o Sindsemb e Sinprofe, contou com a presença de servidores municipais de todas as áreas, SindiAc´s, APLB, representantes do Observatório Social, acadêmicos de Ciências Contábeis da UNEB, a secretária de Educação Cátia Alencar, o advogado Dr. Ubiraci Pereira, assessoria jurídica do Sindsemb e outros representantes da sociedade civil.
 
Esquivel enfatizou a importância da gestão pública, o resgate da ética no serviço público e como os cidadãos devem ser fiscalizadores sociais, acompanhando as contas públicas do executivo e legislativo, como: empenhos financeiros, licitações, pagamentos de folha, balancetes, dentre outros. Ainda em sua abordagem, o inspetor falou da Lei de Responsabilidade Fiscal e o papel social do TCM.
 “Quero agradecer essa oportunidade, as presidentes do Sindsemb e Sinprofe, e reforçar aos servidores e cidadãos que por mais que estejamos vivendo um momento crítico no Brasil, não podemos desistir, perder as esperanças, muito pelo contrário, temos que colaborar, cobrar e buscar mudanças. Essa participação é muito importante, cada um tem oportunidade de acompanhar a utilização dos recursos públicos que estão sendo aplicados no município, e se estiverem em desacordo questionar e cobrar uma postura da gestão. Ser um fiscalizador”, disse Esquivel.

O palestrante foi questionado sobre a utilização dos precatórios do Fundef, que será liberado em dezembro de 2017, e disse que segundo diretrizes do TCM, o órgão é contrário à forma que esta sendo conduzidas as medidas de antecipação do precatório. A presidente Carmélia da Mata agradeceu os presentes, reafirmando a continuidade da parceria com o TCM para esclarecer as dúvidas e promover palestras para os servidores, ratificando que o conhecimento e acesso é uma ferramenta modificadora.

“ Essa parceria com o TCM reforça nosso empenho de sempre informar os servidores, promover ferramentas para ampliar o acesso a informações. Sabemos que essas dicas e dados que foram repassados nesta noite, vão contribuir para que cada um, possa acompanhar os repasses, saber como funciona os trâmites legais, saber cobrar e fiscalizar, solicitando cada vez mais transparência na gestão pública, seja ela, do poder executivo ou legislativo”, finalizou Carmélia.



Ascom/Sindsemb
SERVIDORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE PALESTRA DO TCM SOBRE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA SERVIDORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE PALESTRA DO TCM SOBRE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA Reviewed by Redação Mural do Oeste on quarta-feira, maio 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.