expr:class='data:blog.pageType'>

ATENÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: ENSINAR MPB NAS ESCOLAS AJUDA NA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS E CIDADÃS


Roberto de Sena
Mural do Oeste

A Música Popular Brasileira, chamada de MPB, pode ser uma importante ferramenta para aprendizagem e formação de cidadãos e cidadãs. É o que revela uma experiência feita pelo Instituto Ricardo Cravo Albin que vem sendo colocada em prática em algumas cidades do Rio de Janeiro com bons resultados. 
A MPB é considerada como uma das mais ricas do mundo e tem compositores admirados não só no Brasil mas em diversos países, principalmente no continente europeu. Expoentes da MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Vinicius de Moraes,  João Gilberto, Belchior, Zé Ramalho, Alceu Valença, Milton Nascimento, Ivan Lins, Arnaldo Antunes, Tom Zé e tantos outros, são artistas respeitados nos países de primeiro mundo pela criatividade e pela inteligencia de suas letras considerados verdadeiros poemas e que revelam muito da realidade do nosso País. Este tipo de música proporciona aos alunos uma profunda compreensão das raízes brasileiras, da complexidade na  formação do nosso povo, ampliando, inclusive a visão sobre os problemas deste país-continente. É uma música rica e profunda que aguça o senso crítico dos estudantes e, não raro,  dão um arcabouço de valores éticos e de cidadania aos jovens que mergulham neste universo musical. 
Não sou especialista em educação, sou apenas - quando muito - um livre pensador que palpita aqui e acolá ,mas, se me permitem e com as devidas vênias - sugiro, sem a pretensão de ser dono de qualquer verdade, que a secretaria de Educação de Barreiras invista em um projeto de trabalho com a MPB nas escolas, inclusive convidando os artistas locais para fazerem apresentações nas salas de aula, interagindo com os alunos e até mostrando a  interdisciplinariedade da música que passa pela língua, matemática, história, ciência, filosofia, etc, sendo, portanto, de uma grande transversalidade e uma ferramenta que pode ser muito eficaz no ensino e  na aprendizagem como já me referi anteriormente.
Claro que para um projeto desta envergadura alcançar sucesso são imprescindíveis professores bem preparados que saibam o valor da MPB e não a confundam com a sub-música que a mídia empurra garganta abaixo apenas para vender.

Há estudos que mostram que a música bem trabalhada nas escolas pode resgatar pessoas em situação de vulnerabilidade, pode mudar vidas e proporcionar uma nova realidade para a juventude. Além disso a música torna a sala de aula muito mais alegre e prazerosa, prendendo a atenção dos estudantes que se divertem aprendendo e, ainda tem o valor adicional de ser um poderoso antídoto contra a violência. E neste ponto toda inciativa que visa diminuir a violência é importante para que Barreiras saia da desonrosa posição que ocupa no ranking nacional como  14º cidade mais violenta do País. Mudar essa realidade é uma das mais nobres missão da Educação. A música pode ajudar nesta transformação. Pensem nisso com carinho. É só uma sugestão. Nada mais que isso. Apenas isso. Somente isso.
ATENÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: ENSINAR MPB NAS ESCOLAS AJUDA NA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS E CIDADÃS ATENÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: ENSINAR MPB NAS ESCOLAS AJUDA NA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS E CIDADÃS Reviewed by Redação Mural do Oeste on domingo, junho 11, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.