expr:class='data:blog.pageType'>

BAHIA É LÍDER NACIONAL NA COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENERGIA SOLAR, COM PARTICIPAÇÃO DE 31% DOS LEILÕES





O sol que irradia no semiárido tem sido melhor aproveitado depois que a Bahia incrementou a produção de energia limpa. Na liderança do setor de comercialização de energia solar fotovoltaica, a Bahia dispara com a abertura de mais empreendimentos. Nesta semana, o maior parque de geração de energia solar do país, da empresa Enel Green Power, no município de Bom Jesus da Lapa, entrou em operação. 
  
De acordo com a Enel, a energia é suficiente para atender por ano o consumo de mais de 166 mil lares, evitando a emissão de cerca de 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

“Empresas preocupadas com o meio ambiente que agreguem valor ao estado e tragam benefícios à população são o foco da política de atração de investimentos da Bahia. No segmento de energia renovável, estamos dando o exemplo para o Brasil. Somos líderes no país comercialização de projetos de energia solar com a participação de 31% nos leilões”, explica Jaques Wagner, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

Os investimentos não param por aí. A previsão é que outros 10 municípios sejam beneficiados com os 49 projetos previstos para a inauguração no estado dentro de um ano, com aportes de R$ 6,1 bilhões. Os municípios que mais possuem projetos são Tabocas do Brejo Velho, com 18 projetos, Bom Jesus da Lapa com 14 e Caetité com 7.

Prospecção
Todo o processo de prospecção, captação e acompanhamento é realizado pela SDE. “Desde o licenciamento, regularização fundiária, logística para transporte de equipamentos, articulação com sindicatos e secretarias; prefeituras até a concessão de benefícios. Não seria possível a instalação destas empresas se não fosse o trabalho da secretaria”, explica Laís Maciel, diretora da SDE. 

A agilidade das prefeituras é outro ponto fundamental para a instalação dessas empresas. “Em Bom Jesus da Lapa, a prefeitura acompanhou de perto os licenciamentos ambientais e aprovou a diminuição dos encargos para a implantação”, explicou o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

O Governo do Estado tem investido no segmento renovável pela capacidade de gerar energia não poluente e pela empregabilidade do setor. Dados da ABSOLAR mostram que a média é de 30 empregos gerados por cada megawatt instalado, em toda a cadeia produtiva (equipamentos, construção, operação e manutenção). 

Secretaria de Comunicação Social 
Governo da Bahia 

BAHIA É LÍDER NACIONAL NA COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENERGIA SOLAR, COM PARTICIPAÇÃO DE 31% DOS LEILÕES BAHIA É LÍDER NACIONAL NA COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENERGIA SOLAR, COM PARTICIPAÇÃO DE 31% DOS LEILÕES Reviewed by Redação Mural do Oeste on quarta-feira, junho 07, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.