PLANO PLURIANUAL - PPA 2018 - PLANEJAR PARA EXECUTAR



Por Maglon Ribeiro


O executivo dos municípios se mobilizam para elaboração do Plano Plurianual – PPA para o período de 2018 a 2021. O PPA é o instrumento mais importante de gestão, nele está contido o conjunto das políticas públicas para os quatro anos de mandato do gestor. É um instrumento normativo (CF Art. 165 e 174 ) que retrata a agenda do governo.

O Plano Plurianual para os quatros anos de governo deve deixar de ser uma mera peça contábil para atender formalidades, elaborado por técnicos de contabilidade que por outro lado o guardava na gaveta, para ser uma real peça de planejamento, que deve refletir o plano de governo e os compromissos de campanha do gestor e o seu grupo político.

O PPA é Componente político em obediência as normas legais, mas seu real papel se constitui ser um INSTRUMENTO OFICIAL DE PLANEJAMENTO , pois será votado pela câmara municipal, deve retratar o conjunto de ações integradas orientadas para solução de problemas existentes no município; também abre a possibilidade de termos em mãos um Instrumento governamental de implementação de mudanças na realidade, uma vez que requer a participação da sociedade quando da sua elaboração através de escuta à população ( Art. 48º Lei Complementar n°. 101/2000 – LRF e Gestão Orçamentária Participativa Art. 44º Lei Federal 10.257/2001 –Lei do Estatuto da Cidade).

Na minha metodologia de trabalho, pois estou o conduzindo o processo de elaboração de 12 municípios, considero a construção do PPA, o momento ideal para integrar a equipe de governo no processo de planejamento e gestão – PLANEJAR PARA EXECUTA, pois, um PLANO SEM PLANEJAMENTO SERÁ UMA SIMPLES PEÇA DE FICÇÃO.
O processo de planejamento para o PPA traz a equipe para pensar a cidade estrategicamente, se envolver, colaborar com ideias para mudança da realidade e eliminar a velha colcha de retalhos que impera na administração municipal, onde cada secretaria ou departamentos quer ser uma mini prefeitura. É o momento de compartilhar uma visão, traçar um objetivo comum para a cidade, integrando as várias instâncias da administração para criar foco e direcionamento por meio de programas, projetos e ações planejadas e integradas entre si.

O meu trabalho centra em transformar o PPA numa real cartilha de gestão para a equipe de governo, um PLANO DE AÇÃO GOVERNAMENTAL que nos ajuda a definir e organizar as atividades que colocaremos em prática para alcançar nossos objetivos, de quais recursos (se financeiros, humanos, materiais, entre outros) precisamos para efetivar as ações, visando transformar a realidade do município num futuro diferente. Planejar os programas e ações do PPA é decidir aonde se quer chegar e acreditar que futuro pode ser construído. Facilita, sem dúvidas, o direcionamento das ações, a correção de rumos e o enfrentamento de imprevistos. Evita que o gestor (quando eu falo gestor estou falando de todos que fazem a gestão andar, os de cargos de confiança e efetivos convocados a participar), atue de acordo com as circunstâncias emergenciais, ou seja, com o que vai acontecendo no dia a dia.

Planejar para um PPA que explicita o que vai ser feito, quando, onde, como, com quem e para quê.
Fazer um PPA como real instrumento de planejamento é conhecer a realidade e, a partir dela, estabelecer prioridades e dimensionar os recursos (humanos, financeiros, naturais) que serão necessários para resolver os problemas existentes no município.

É PRECISO PLANEJAR PARA GOVERNAR COM OBJETIVOS CLAROS, ESTABELECIDOS E DETALHADOS NO PLANO, EM PROGRAMAS, PROJETOS, RECURSOS E AÇÕES COORDENADAS ENTRE SI.
PLANO PLURIANUAL - PPA 2018 - PLANEJAR PARA EXECUTAR PLANO PLURIANUAL - PPA 2018 - PLANEJAR PARA EXECUTAR Reviewed by Redação Mural do Oeste on segunda-feira, junho 19, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.