PRAZO PARA SACAR O PIS ESTÁ ACABANDO; SAIBA SE VOCÊ TEM DIREITO


O prazo para sacar o abono salarial do PIS e Pasep está acabando. O abono pode chegar ao valor de um salário mínimo (937 reais), dependendo do período trabalhado em 2015 – ano-base do calendário de pagamento.
O prazo para sacar o benefício termina em 30 de junho. Mas muita gente ainda não resgatou o abono salarial.
Números da Caixa Econômica Federal mostram que até o fim de maio 1,7 milhão de pessoas com direito ao pagamento do abono e rendimento do PIS não tinham recebido o benefício – equivalente a 5,8 bilhões de reais.
O abono salarial do PIS é pago para funcionários do setor privado. Já os servidores públicos recebem o abono do Pasep.
No Banco do Brasil, responsável pelo pagamento do Pasep, o número de pessoas que deixou de sacar o benefício é bem menor que na Caixa. Das pessoas com direito ao benefício, 349 mil ainda não resgataram o abono, que totaliza 264,7 milhões de reais.
Quem tem direito deve correr, pois o dinheiro que deixar de ser resgatado será incorporado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) após 30 de junho. Ou seja, o trabalhador perderá esse dinheiro.

Quem tem direito

Para ter direito ao benefício é preciso:
– Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
– Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante 2015;
– Ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2015;
– Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O pagamento é proporcional ao período trabalhado. Quem trabalhou o ano todo recebe 927 reais. Quem trabalhou um mês, recebe o equivalente a 1/12 de 937 reais, ou seja, 78 reais.
Para saber se tem direito, consulte o site do Ministério do Trabalho (http://trabalho.gov.br/abono-salarial/consulta-abono-salarial)

Como receber

O abono do PIS pode ser recebido nas agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Para isso, é preciso ter o Cartão do Cidadão e a senha dele.
Quem não tiver cartão deve ir até uma agência da Caixa com documentos de identificação.
No caso do Pasep, o pagamento é efetuado pelo Banco do Brasil. Correntistas dos dois bancos recebem o benefício diretamente em conta.
Veja
PRAZO PARA SACAR O PIS ESTÁ ACABANDO; SAIBA SE VOCÊ TEM DIREITO PRAZO PARA SACAR O PIS ESTÁ ACABANDO; SAIBA SE VOCÊ TEM DIREITO Reviewed by Redação Mural do Oeste on sexta-feira, junho 16, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.