expr:class='data:blog.pageType'>

REGRAS DE FUNCIONAMENTO DO NOVO CADASTRO DE IMÓVEIS RURAIS SÃO APRESENTADOS DURANTE BAHIA FARM SHOW 2017




Para entender mais sobre o processo de implantação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (Cnir), agricultores e consultores ambientais receberam, nesta quarta-feira (31), orientações sobre os novos procedimentos para a regularização das propriedades rurais, durante a Bahia Farm Show 2017. Na palestra, que integrou a programação oficial do segundo dia da feira, foi apresentado também o funcionamento do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), ferramenta que unifica as bases de dados tributários e fundiários das propriedades rurais em todo o Brasil.

“Com implantação iniciada em 2014, este sistema integra o Cafir (Cadastro de Imóveis Rurais), da Receita Federal, e o CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), do Incra, cuja base de dados já está 100% concluída”, explicou o representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) da Bahia, Miguel Pedro da Silva Neto, que aproveitou para tirar as principais dúvidas do público presente. “Esta é a primeira vez que os proprietários rurais declararam o Imposto de Renda depois da implantação do Sigef. “Em caso de alguma desconformidade, os proprietários ainda precisam procurar o Incra ou a Receita Federal, separadamente”, orienta.

Para o gerente administrativo do Grupo Iowa, Fabrício Barbosa, a palestra na Bahia Farm foi a oportunidade para entender melhor as mudanças relacionadas ao sistema fundiário. “Lidamos com essa demanda de forma rotineira, e, muitas vezes, são várias interpretações da legislação e das rotinas e existe muita confusão na questão fundiária, a depender da fonte de informação, a exemplo de cartórios e órgãos de fiscalização”. Para Eduardo Costa, diretor da Agrocen, consultoria ambiental que trabalha com servidão ambiental, a palestra veio para aprofundar melhor o tema e tirar as dúvidas relacionadas ao Sigef. “A unificação do sistema é um avanço e vai ajudar a corrigir as possíveis falhas no cadastro de imóveis rurais”, acredita.

A vinculação dos cadastros deverá ser realizada por meio da Declaração para Cadastro Rural (DCR), sendo obrigatório para aqueles que declaram o ITR, e possuem imóveis rurais acima de 50 hectares. Para obter mais informações e ter acesso ao cadastro rural basta acessar os sites www.cadastrorural.gov.br ou www.sigef.incra.gov.br. A programação oficial de palestras da Bahia Farm Show 2017 prossegue até o sábado (3).



SERVIÇO:
Bahia Farm Show 2017
Data: 30 de maio a 03 de junho de 2016
Local: Complexo Bahia Farm Show: BA 020/242, km 535 - Luís Eduardo Magalhães – Bahia


Assessoria de Comunicação
REGRAS DE FUNCIONAMENTO DO NOVO CADASTRO DE IMÓVEIS RURAIS SÃO APRESENTADOS DURANTE BAHIA FARM SHOW 2017 REGRAS DE FUNCIONAMENTO DO NOVO CADASTRO DE IMÓVEIS RURAIS SÃO APRESENTADOS DURANTE BAHIA FARM SHOW 2017 Reviewed by Redação Mural do Oeste on quinta-feira, junho 01, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.