expr:class='data:blog.pageType'>

CONDENAÇÃO DE LULA EM SEGUNDA INSTÂNCIA NÃO SERÁ FÁCIL E ELE TEM AMPLAS CHANCES DE SER CANDIDATO. É O QUE DIZ MERVAL PEREIRA, DO JORNAL O GLOBO


O Antagonista
Merval Pereira, em O Globo, destrincha a questão aberta pela presidente do STJ que animou a defesa de Lula -- e que pode levá-lo à eleição de 2018.

"O fato é que a Lula já não resta alternativa a não ser candidatar-se, pois, fora isso, o risco é ir para a cadeia. Mas há diversas dúvidas sobre a probabilidade de Lula ir para a cadeia caso a condenação seja referendada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Além de não ser automática, dependendo da decisão do colegiado, a condenação de segunda instância, se não for por unanimidade, não estará terminada antes que embargos infringentes sejam julgados.

Foi o que decidiu o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em liminar deferida pela presidente Laurita Vaz (...).
Ela lembrou, ao julgar o recurso da defesa, que 'na hipótese não se afigura possível a imediata execução da pena restritiva de direitos, pois, embora já proferido acórdão da apelação, o julgamento se deu por maioria de votos, o que, em tese, possibilita a interposição de embargos de declaração e infringentes.'

Essa decisão, a rigor, não tem relação com a inelegibilidade, porque a Lei da Ficha Limpa fala em condenação em segunda instância, não em embargos, mas, segundo advogados consultados, pode-se construir a tese de que, se o STJ, está dizendo que o fato de ainda caber embargos infringentes significa que a segunda instância não foi esgotada, então é possível dizer que só se considera que de fato há uma condenação em segunda instância quando esgotados todos os recursos cabíveis.

Todos esses recursos darão tempo à defesa de Lula para postergar uma decisão final, tentando chegar a 15 de julho do ano que vem, quando começam, pela legislação eleitoral, as convenções para definir os candidatos. Há interpretações jurídicas de que, a partir da candidatura oficial registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não é possível mais embargá-la pela Lei da Ficha Limpa."

CONDENAÇÃO DE LULA EM SEGUNDA INSTÂNCIA NÃO SERÁ FÁCIL E ELE TEM AMPLAS CHANCES DE SER CANDIDATO. É O QUE DIZ MERVAL PEREIRA, DO JORNAL O GLOBO CONDENAÇÃO DE LULA EM SEGUNDA INSTÂNCIA NÃO SERÁ FÁCIL E ELE TEM AMPLAS CHANCES DE SER CANDIDATO. É O QUE DIZ MERVAL PEREIRA, DO JORNAL O GLOBO Reviewed by Redação Mural do Oeste on terça-feira, julho 18, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.