expr:class='data:blog.pageType'>

DESEMPREGO CHEGA A 13% E TEM PRIMEIRA QUEDA DESDE DEZEMBRO DE 2014



A taxa de desemprego no segundo trimestre deste ano atingiu 13%, divulgou o IBGE nesta sexta-feira (28).O resultado representa leve queda, de 0,7 ponto percentual, em relação à taxa verificada no primeiro trimestre deste ano, de 13,7%.Foi o primeiro recuo registrado na trajetória da taxa de desemprego desde o trimestre encerrado em dezembro de 2014.

O total da população desocupada -que são desempregados em busca de oportunidade- somou 13,5 milhões de pessoas, queda de 4,9%.A fila de emprego teve, portanto, uma redução de 690 mil pessoas entre o primeiro e o segundo trimestre.Já na comparação com o cenário de um ano atrás, os dados atuais continuam mais altos.A taxa de desemprego registrou alta de 1,7 ponto percentual em relação ao segundo trimestre de 2016. O número total de desempregados registrou alta de 16,4% no intervalo de um ano.
Segundo o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, houve redução na taxa com o aumento da população ocupada e queda no número de desocupados. "Mas, infelizmente, a ocupação cresceu pelo lado da informalidade, ou seja, há mais pessoas sem carteira e por conta própria, que não têm garantias trabalhistas", afirmou.
De acordo com o IBGE, os grupos nos quais o emprego mais cresceu foram a indústria -por causa da indústria alimentícia e fundamentada em postos informais- e os transportes. O mercado formal com empregados com carteira assinada, estimado em 33,3 milhões, se manteve estável em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2016, entretanto, houve recuo de 3,2% -o que representa 1,1 milhão de pessoas a menos. Já os trabalhadores sem carteira de trabalho assinado cresceu 4,3% (442 mil pessoas) e atingiu 10,6 milhões de pessoas. Em relação ao mesmo trimestre de 2016, a alta foi de 5,4% -540 mil pessoas.

 Com informações da Folhapress
DESEMPREGO CHEGA A 13% E TEM PRIMEIRA QUEDA DESDE DEZEMBRO DE 2014 DESEMPREGO CHEGA A 13% E TEM PRIMEIRA QUEDA DESDE DEZEMBRO DE 2014 Reviewed by Redação Mural do Oeste on sexta-feira, julho 28, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.