expr:class='data:blog.pageType'>

EMBASA OPERA NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO NO OESTE BAIANO





A Embasa acaba de iniciar a operação do novo sistema de abastecimento de água (SAA) que atende com água tratada e de qualidade 11,7 mil moradores dos municípios de Angical, Cristópolis e Cotegipe, no oeste da Bahia. Funcionando ao longo dos últimos meses em fase de testes, a obra foi inaugurada na última sexta-feira (21) pelo governador da Bahia, Rui Costa, na sede de Cristópolis e no povoado de Missões do Aricobé, em Angical. Foram investidos no empreendimento um total de R$ 29 milhões, com recursos do Ministério da Integração Nacional e Governo da Bahia, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
Durante a inauguração da obra, construída pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), o governador Rui Costa ressaltou os esforços para expandir a água tratada na Bahia, levando mais saúde e qualidade de vida à população. “Investir em abastecimento e levar água potável é investir em saúde. Uma obra que leva água potável reduz a quantidade de pessoas, principalmente crianças e idosos, que vão parar nos postos de saúde, por causa da falta de tratamento da água”, afirma.
Para a moradora de Missões do Aricobé, Maria Madalena Souza, 79, é uma alegria muito grande a chegada da água na localidade. “Tínhamos que pegar água para beber na nascente de um ribeirão distante cinco quilômetros ou trazer já tratada de Angical”, explica. Para Epaminondas de Oliveira, 76, nascido na localidade de Missões, “é uma alegria muito grande ver água boa e forte chegando na torneira. É algo que a gente sempre sonhou e finalmente aconteceu”, destaca ele, comparando com a água salgada que recebia anteriormente.
O secretário de Infraestrutrura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e os presidentes da Embasa, Rogério Cedraz, e da Cerb, Marcus Bulhões, estiveram presentes nas solenidades da inauguração do novo sistema que vai atender as localidades de Missões de Aricobé, Brejo das Missões, Aricobé, Riachão e Lontra, no município de Angical; Cantinho e sede municipal de Cristópolis, e Reforma São Francisco de Assim, em Cotegipe. A água é captada no rio Grande, no povoado de Jupaguá, em Cotegipe, onde foi construída uma nova estação de tratamento de água com captação flutuante. O empreendimento abrange ainda seis estações elevatórias, sete reservatórios e 162 quilômetros de rede adutora e distribuidora para atender 3,3 mil ligações.
VISITA À ETA DE BARREIRAS | O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, visitou, na manhã da última sexta-feira (21), a estação de tratamento de água (ETA) de Barreiras, ampliada no final do ano passado, o que possibilitou um incremento de 50% a oferta de água na cidade. Acompanhado do gerente de operações de água da unidade regional da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, o presidente da Embasa conheceu as instalações como floculador, decantador e casas de químicas da estação, que recebeu investimento de R$ 4,6 milhões do Governo do Estado, por meio da Embasa, com recursos de incentivos fiscais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A visita foi finalizada no laboratório da estação e na sala de monitoramento do sistema de abastecimento de Barreiras, que beneficia com água tratada 129,5 mil habitantes na sede e em mais 20 povoado.

Assessoria de Comunicação da Embasa
EMBASA OPERA NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO NO OESTE BAIANO EMBASA OPERA NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO NO OESTE BAIANO Reviewed by Redação Mural do Oeste on segunda-feira, julho 24, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.