NOVO FIES TERÁ CATEGORIA JURO ZERO COM 100 MIL VAGAS EM 2018







O governo federal anunciou nesta quinta-feira (6) as características do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Novo Fies), que começa a vigorar a partir de 2018. Segundo informações da Agência Brasil, foram anunciadas 310 mil vagas para o próximo ano, em três modalidades do programa, sendo 100 mil serão oferecidas a juro zero para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimo – nesta categoria, nomeada Fies 1, incidirá no financiamento somente correção monetária. Na modalidade Fies 1, o estudante pagará uma parcela máxima de 10% de sua renda mensal. O candidato precisa ter obtido pontuação mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, as universidades serão responsáveis por custear as taxas bancárias para os empréstimos no Novo Fies. O governo espera, com isso, economizar R$ 300 milhões. Também será criado um fundo garantidor que receberá contribuições das instituições de ensino, de forma a reduzir os riscos do financiamento. “Agora as instituições de ensino superior privadas serão sócias também da inadimplência, elas terão que zelar por cada real emprestado, e se por acaso a inadimplência aumentar, elas terão que aportar mais recursos no fundo garantidor”, apontou o ministro. “Tem que ser sócio no filé e também tem que ser sócio no osso”, completou. De acordo com dados apresentados por Mendonça Filho, o programa acumulava uma inadimplência de 46,4%, cujo será absorvido integralmente pelo Tesouro Nacional. No seu auge, em 2014, o Fies chegou a firmar 732 mil contratos de empréstimos para financiamento de cursos em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Atualmente, o MEC tem mais de 2,5 milhões de contratos ativos no Fies. Na modalidade Fies II, os recursos serão oriundos de fundos constitucionais regionais: nesta categoria serão oferecidas 150 mil vagas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com juros de até 3% ao ano e correção monetária. Poderão concorrer estudantes com renda per capita de até cinco salários mínimos. O Fies III terá 60 mil vagas em 2018. Nesta modalidade, além dos fundos de desenvolvimentos regionais do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, haverá recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A renda familiar máxima nesta categoria também será de cinco salários mínimos por pessoa. Na apresentação do Novo Fies, o ministro anunciou ainda as vagas que serão ofertadas na edição do segundo semestre deste ano: serão 75 mil.

Via: Bahia Notícias
NOVO FIES TERÁ CATEGORIA JURO ZERO COM 100 MIL VAGAS EM 2018 NOVO FIES TERÁ CATEGORIA JURO ZERO COM 100 MIL VAGAS EM 2018 Reviewed by Redação Mural do Oeste on quinta-feira, julho 06, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.