expr:class='data:blog.pageType'>

ROTEIRO DE FÉ NO OESTE: ROMARIA DO CANTINHO SE CONFIRMA COMO ROTEIRO DE FÉ E TURISMO RELIGIOSO NO INTERIOR BAHIA


Os festejos e Romaria do Senhor dos Aflitos no povoado do Cantinho, localizado a 20 km da sede, já se tornou referência como roteiro de fé e turismo religioso no interior da Bahia. Atraindo milhares de devotos no dia 02 de Julho, os festejos reúnem fiéis, romeiros e visitantes de diversos locais do Brasil, que visitam o povoado para expressar sua fé, agradecer bênçãos, milagres e para pagar suas promessas pelas graças alcançadas.
A programação religiosa com missas, batizados e procissão, acontecem no Cantinho do Senhor dos Aflitos, cuja igreja foi elevada a condição de Santuário Diocesano em 2016 pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes.  Uma das tradições da romaria é a caminhada de 20 quilômetros, com saída a meia noite da Igreja Matriz São João Batista em direção ao povoado, com a manifestação de fé e devoção dos romeiros que seguem entoando cânticos, orações e leituras bíblicas.
Esse ano, mais de vinte e cinco mil pessoas visitaram o Cantinho. Os romeiros encontraram uma comunidade urbanizada, com as avenidas asfaltadas, calçamento e praça, proporcionando uma visão estrutural diferente de outros anos. A peregrina Fernanda Dias elogiou as mudanças e a recepção da comunidade. “Quando entramos no povoado foi uma sensação mágica, tudo estava diferente. Essa é a sexta vez que participo da romaria, e já sabia que estavam fazendo obras no povoado, mas não imaginei que poderia mudar tanto e melhorar dessa forma a vida dessa comunidade. Com certeza ano que vem estaremos de volta, trazendo ainda mais pessoas”, disse Fernanda.
Todos os anos, o turismo religioso movimenta milhões de viajantes no Brasil, e o interior da Bahia tem se tornado roteiro para esses visitantes. Presente nas festividades ao lado da vice Karlúcia Macêdo, O prefeito Zito Barbosa conversou com os romeiros e recebeu prefeitos e visitantes. O gestor considera a romaria do Senhor dos Aflitos uma manifestação singular da fé das pessoas, e também um segmento estratégico para o turismo.  
“Barreiras tem um grande potencial turístico, seja voltado para belezas naturais, rural ou religioso. Já estamos inseridos no projeto Caminhos do Oeste, e agora vamos estimular as festas religiosas e populares, fazer com que cada vez mais os visitantes venham conhecer o Cantinho e nossa cidade”, disse o prefeito.
Com o objetivo de conhecer melhor o perfil do romeiro, a Diretoria Municipal de Turismo preparou uma pesquisa que foi aplicada durante a romaria, buscando saber dos visitantes, origem, opinião sobre apoio, estrutura, visual, além de mapear as necessidades turísticas, alimentação, hospedagem e propostas para reforçar nas próximas romarias, o segmento do turismo religioso.
“Nossa equipe durante todo o dia, conversou com as pessoas da comunidade, visitantes e romeiros. Preparamos um questionário com 20 perguntas e a pesquisa abordou 200 pessoas distintas. Encontramos visitantes de várias cidades circunvizinhas, e também romeiros do Tocantins, Goiânia, Brasília e um grupo de São Paulo, que fizeram o caminho a pé, e estavam encantados com a celebração e devoção no Cantinho. Com o resultado dessa pesquisa, agora vamos ao longo do ano realizar um trabalho de sensibilização com os moradores do Cantinho, estimulando a capacitação profissional nas áreas de hospedagem, comercialização de comidas típicas e produtos religiosos. Além de gerar renda, vamos fortalecer o potencial da comunidade, para que sejam os principais fornecedores dos produtos e serviços da romaria”, disse a diretora de turismo, Mirtes Lima.
História de fé
A imagem do Senhor dos Aflitos, esculpida em madeira, foi trazida de Portugal pelos irmãos Francisco e José Ayres da Fonseca para Barra em 1710. Dez anos depois, a família Ayres da Fonseca construiu a primeira capela no povoado do Cantinho e teve início a peregrinação ao local. Em 1946 foi erguida a atual igreja, hoje Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos.






ROTEIRO DE FÉ NO OESTE: ROMARIA DO CANTINHO SE CONFIRMA COMO ROTEIRO DE FÉ E TURISMO RELIGIOSO NO INTERIOR BAHIA ROTEIRO DE FÉ NO OESTE: ROMARIA DO CANTINHO SE CONFIRMA COMO ROTEIRO DE FÉ E TURISMO RELIGIOSO NO INTERIOR BAHIA Reviewed by Redação Mural do Oeste on terça-feira, julho 04, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.