expr:class='data:blog.pageType'>

SECRETARIAS DE MEIO AMBIENTE DO OESTE DEVEM RECEBER CAPACITAÇÃO E COOPERAÇÃO TÉCNICA DO IBAMA E DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE




A comitiva da União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob) que esteve em Brasília nesta quarta-feira (12/7) saiu das audiências no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente com boas notícias. Os órgãos sinalizaram que irão ajudar as secretarias municipais de meio ambiente da região com capacitação para as equipes e cooperação técnica para os planos de gerenciamentos de resíduos sólidos, respectivamente. No Ibama, houve ainda a garantia de que será aceita a autorização de supressão de vegetação emitida em âmbito municipal.
“Não vamos medir esforços para trazer o licenciamento de agricultura e pecuária para os municípios. Estamos perdendo muito na parte ambiental e na arrecadação”, afirma o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semmarh) de Formosa do Rio Preto, Leanderson Barreto, que participou das reuniões representando o Núcleo Técnico dos Secretários de Meio Ambiente do Oeste da Bahia.
O grupo foi recebido pelo ministro substituto do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, pela presidente do Ibama, Suely Araújo e pelos diretores de licenciamento ambiental, Larissa Amorim, e de proteção ambiental, Luciano Evaristo, do Ibama.
As secretarias municipais de meio ambiente pleiteiam a liberação para que possam receber e analisar, deferindo ou indeferindo, as solicitações de licenciamento para as atividades agrícolas e pecuárias.
Segundo Evaristo, a Bahia é o único estado que está tratando o assunto de forma diferente dos demais, salientando que os Decretos Estaduais nº 16.963/2016 (que instituiu o “procedimento especial de licenciamento ambiental”) e nº 15.682/14 9 (que isentava as atividades agrossilvipastoris da necessidade de licenciamento ambiental) ferem a lei federal.
Participaram também dos encontros os secretários de Meio Ambiente de Barreiras, Ailton José, de Santa Rita de Cássia, Chirley e de Cotegipe, João Paulo. A secretária executiva da Umob, Erika Seixas, representou os prefeitos na viagem.
A comitiva também teve uma audiência com o deputado federal Kaká Leão, que se comprometeu em agendar uma reunião com o secretário do Meio Ambiente e com o governador da Bahia para tratar sobre o licenciamento de agricultura e pecuária.
SECRETARIAS DE MEIO AMBIENTE DO OESTE DEVEM RECEBER CAPACITAÇÃO E COOPERAÇÃO TÉCNICA DO IBAMA E DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIAS DE MEIO AMBIENTE DO OESTE DEVEM RECEBER CAPACITAÇÃO E COOPERAÇÃO TÉCNICA DO IBAMA E DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Reviewed by Redação Mural do Oeste on sexta-feira, julho 14, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.