expr:class='data:blog.pageType'>

ACORDO DE RUI COM TEMER NÃO É SELADO E BANCADA BAIANA DEVE VOTAR A FAVOR DA DENÚNCIA CONTRA TEMER


Depois do mico em que se transformou o acordo selado nos bastidores entre a articulação política do Michel Temer (PMDB) e o senador Otto Alencar (PSD) pelo qual o governador Rui Costa (PT) daria pelo menos 16 dos 25 votos da bancada que segue sua orientação na Câmara dos Deputados para ajudar a salvar o presidente, a grande maioria dos parlamentares que havia sido orientada a abster-se para ajudá-lo deve votar a favor da abertura do processo contra o peemedebista logo mais.
A fim de enviar um sinal inequívoco ao presidente de que havia aceito o acordo intermediado por Otto, Rui chegou a exonerar os secretários Josias Gomes (Relações Institucionais) e Fernando Torres (Desenvolvimento Urbano), que são deputados licenciados, para que voltassem à Câmara a fim de cumprir o roteiro de abstenção, o que levou os suplentes que assumiram mandatos em seus lugares, Robinson Almeida (PT) e Davidson Magalhães (PCdoB), que não queriam votar com Temer, a se indignar .
Às 11h30 de hoje, no entanto, o senador Otto Alencar chamou a bancada do PSD para informar que o acordo havia sido desfeito e a bancada não precisava mais cumprir a promessa de se abster. Por volta das 11h, Josias Gomes também divulgou um texto em que anunciou sua mudança de posição, que era inicialmente de abster-se, para votar abertamente contra o presidente da República. O próprio governador deu entrevistas esta manhã avisando que não pactuara nada com o presidente.
Rui voltou a defender eleições diretas para o país e colocou até seu cargo à disposição. Revoltados, outros deputados ligados ao governador também passaram a anunciar que votariam pela abertura do processo contra Temer. Estão nesta turma apenas aqueles que pertencem a partidos como o PT, desde o início contrário ao acordo com o governo federal, o PSD de Otto, o PSB, o Podemos e o PCdoB. PP e PR que se relacionam nacionalmente bem com Temer devem manter apoio ao presidente da República.
Hoje de manhã, depois de comunicar a situação aos deputados de seu partido, Otto admitiu, em entrevista ao radialista Mário Kertész, que intermediara o acordo, basicamente em decorrência da promessa feita por Temer de que liberaria o empréstimo para a Bahia. Trata-se de um aporte do Banco do Brasil, no valor de R$ 600 milhões, para aplicação nas obras do metrô e de estradas na Bahia.
“Quinta-feira faz quinze dias, publicaram de manhã o contrato da Bahia. Liguei para o governador e disse: ‘estão cumprindo, estão ajudando a Bahia’. Se o governo Temer se propõe a ajudar a Bahia, é natural que ele está mostrando que não vai nos discriminar”, contou Otto, acrescentando que, por conta desse entendimento, passou a defender que a bancada baiana se posicionasse no sentido de ajudar o presidente.
Ele atribuiu o malogro do acordo a uma forte pressão do DEM, liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que conduz a votação e é amigo pessoal do prefeito ACM Neto (DEM), principal adversário do governador na Bahia. ”O presidente disse que teria que convencer o Democratas para poder assinar (o empréstimo), o que significa que existe essa pressão do Democratas para que a Bahia não seja beneficiada com o empréstimo.
Ainda que não ajude mais Temer, a bancada baiana já deu a primeira mão ao presidente da República, ao ter comparecido em peso a plenário, dando quórum para a sessão iniciar, já que o governo temia que, se isso não ocorresse, a sessão seria adiada, ampliando ainda mais o desgaste do presidente da República.

Via: Bahia Notícias
ACORDO DE RUI COM TEMER NÃO É SELADO E BANCADA BAIANA DEVE VOTAR A FAVOR DA DENÚNCIA CONTRA TEMER ACORDO DE RUI COM TEMER NÃO É SELADO E BANCADA BAIANA DEVE VOTAR A FAVOR DA DENÚNCIA CONTRA TEMER Reviewed by Redação Mural do Oeste on quarta-feira, agosto 02, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.