expr:class='data:blog.pageType'>

BARREIRAS: TRADIÇÃO E CULTURA NA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO NO POVOADO DE BEZERRO








Ontem, dia 27 de agosto foi um dia especial para a comunidade do Povoado do Bezerro, que iniciou os festejos de São Sebastião na comunidade, a comemoração se estende até o dia 6 de setembro com o novenário do padroeiro.

Os festejos mantem viva uma tradição de mais de 100 anos que vem sendo passada de geração em geração, com o objetivo de manter a cultura e a tradição viva, a festa  envolve as comunidades de Arraial da Penha, Mantiqueira, Bezerro, entre outras.

A abertura dos festejos se dá com a tradicional retirada do mastro, os moradores se deslocam cerca de 15 Km, levando consigo mudas de arvores da região, e após a escolha e corte da arvore para o mastro, que deve ser seca, as mudas são plantadas no entorno, contribuindo assim com a preservação das espécies.

O percurso de volta carregando o mastro é feito com a entoação de músicas alegres, samba de roda e com muita animação e descontração, com forte manifestação da cultura dos reisados, assim movimentando toda a comunidade local.

Outro ponto forte da festa são as comidas típicas produzidas pelos próprios moradores, como, galinhada, rubacão, farofa de feijão verde e a tradicional cachaça artesanal.“Fizemos questão de participar deste momento de religiosidade, tradição e cultura da comunidade, através do Programa Cultura e Arte por toda Parte, pretendemos promover o mapeamento e registro de todas as manifestações culturais da nossa gente, e criar as condições de valorizar as festas populares, tradições e cultura do nosso povo.”, Afirmou Emília Moreno, Coordenadora de Cultura.  
BARREIRAS: TRADIÇÃO E CULTURA NA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO NO POVOADO DE BEZERRO BARREIRAS: TRADIÇÃO E CULTURA NA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO NO POVOADO DE BEZERRO Reviewed by Redação Mural do Oeste on segunda-feira, agosto 28, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.