expr:class='data:blog.pageType'>

BRASIL VAI PEDIR A SUSPENSÃO DA VENEZUELA DO MERCOSUL, DIZ ALOYSIO NUNES


O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, afirmou nesta sexta-feira, 4, que o Brasil vai pedir a saída da Venezuela do Mercosul até que o país retorne à democracia. Para o ministro, é inaceitável a existência de uma ditadura no continente sul-americano.
De acordo com informações da Reuters, nessa quinta-feira, o governo brasileiro solicitou uma reunião extraordinária para este sábado, em São Paulo, quando será determinada a suspensão da Venezuela com base no Protocolo de Ushuaia, cláusula democrática do Mercosul.
A decisão foi articulada durante esta semana em diálogo entre os chanceleres dos quatro países do Mercosul, que, além do Brasil, tem a Argentina, o Paraguai e o Uruguai como sócios.
A prisão de opositores, as denúncias de fraude no pleito e a eleição da assembleia constituinte fizeram com que os países concluíssem que não há interesse da Venezuela em tentar mudar a situação.
A princípio, o objetivo era que o acionamento da cláusula democrática ocorresse somente em dezembro. Os quatro países já haviam dado início ao processo em abril deste ano.
A suspensão, no entanto, não trará mudanças significativas para o país, que já estava suspenso desde 2016 pelo descumprimento de normas de adesão ao bloco.
A Venezuela só poderá retornar ao bloco caso haja uma mudança no regime, incluindo eleições diretas e indícios de que as instituições estão em funcionamento.
O Protocolo de Ushuaia prega o fechamento de fronteiras, do tráfego aéreo e marítimo, a suspensão total ou parcial do comércio e do fornecimento de energia. Isso, porém, só acontece se os países desejarem.

Via: O Povo
BRASIL VAI PEDIR A SUSPENSÃO DA VENEZUELA DO MERCOSUL, DIZ ALOYSIO NUNES BRASIL VAI PEDIR A SUSPENSÃO DA VENEZUELA DO MERCOSUL, DIZ ALOYSIO NUNES Reviewed by Redação Mural do Oeste on domingo, agosto 06, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.