expr:class='data:blog.pageType'>

CONHEÇA ANDRÉ FUFUCA, DEPUTADO IRÁ PRESIDIR CÂMARA DOS DEPUTADOS DURANTE 8 DIAS




Com o presidente Michel Temer em viagem para a China, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumindo interinamente o seu lugar no Palácio do Planalto e o primeiro vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG), integrando a comitiva de Temer, sobrou para o deputado André Fufuca (PP-MA), segundo vice-presidente, comandar a Casa pelos próximos oito dias. 

Fufuquinha, como é conhecido em seu estado, ganhou fama no ano passado ao se comportar como o fiel escudeiro do hoje ex-deputado e preso pela Lava-Jato Eduardo Cunha (PMDB-RJ).



O deputado ganhou destaque também ao se indispor com o também deputado Júlio Delgado (PSB-MG) durante o depoimento de Cunha no Conselho de Ética, em maio do ano passado. 

Na ocasião, Fufuca havia sido recém-nomeado para o colegiado, movimento que foi considerado suspeito por aqueles congressistas que enxergavam em Fufuca um soldado a serviço do peemedebista.

Delgado afirmou que Fufuca chamava Cunha de “papi” nos corredores do Congresso. A reação de Fufuca é sucesso no YouTube. Ele aparece chamando Delgado de “moleque” e diz que nunca usou a expressão “papi” porque ela seria “afeminada”.

Apesar das negativas, o furor em defender Cunha nunca foi disfarçável. Em plenário, ele chegou a comparar a denúncia contra Cunha à acusação contra Tiradentes, herói da Inconfidência.

Fufuca votou a favor do cassação da presidente Dilma Rousseff e contra o afastamento de Temer. No último caso, passou a sessão inteira postado atrás de Maia. A exposição fez com que o deputado virasse meme na internet. No mais compartilhado deles, o deputado foi comparado ao novo Zacarias, interpretado pelo ator e comediante Gui Santana, no remake de Os Trapalhões.

Fufuca nasceu em Santa Inês, no Maranhão. De família tradicional na política, André Luiz de Carvalho Ribeiro herdou o apelido do pai, Fufuca Dantas (Fufuca é uma derivação de Francisco), que é prefeito de Alto Alegre do Pindaré. 

Por isso, no Maranhão, o Fufuca deputado é chamado de Fufuquinha. Ele gosta de contar que nasceu prematuro, com sete meses. Aos 21 anos, ainda estudante de Medicina, tornou-se o deputado estadual mais jovem do país, eleito pelo PSDB. Em 2014, foi eleito deputado federal pelo PEN, com 56.879 votos. Em 2016, trocou o PEN pelo PP.

Embora tenham ligações históricas, as famílias dos Fufuca e os Sarney andam com a relação estremecida. Fufuca tem tentado uma aproximação com o atual governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

A manobra tem rendido problemas para o deputado. Ele tem sido vaiado por simpatizantes de Dino quando participa de algum evento com o governador. Os militantes não perdoam o fato de ele ter votado pelo afastamento de Dilma.

Na manhã de ontem, o deputado se reuniu com Temer e Rodrigo Maia no Palácio do Planalto. Na saída da audiência, ele contou que o presidente da Câmara pediu para ele seguir o cronograma. Esta é uma semana com votações importantes na Câmara, como a da reforma política. Fufuca vai se reunir com os líderes dos partidos e diz que está seguro. “Sei que é muita coisa, sei que são vários assuntos amplos e abrangentes. Porém, nós iremos procurar colocá-los para votação”, disse o deputado.


Via: Estado de Minas


CONHEÇA ANDRÉ FUFUCA, DEPUTADO IRÁ PRESIDIR CÂMARA DOS DEPUTADOS DURANTE 8 DIAS CONHEÇA ANDRÉ FUFUCA, DEPUTADO IRÁ PRESIDIR CÂMARA DOS DEPUTADOS DURANTE 8 DIAS Reviewed by Redação Mural do Oeste on terça-feira, agosto 29, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.