expr:class='data:blog.pageType'>

DEPUTADO PABLO BARROZO DIVULGA TEXTO COM CRÍTICAS A INDUSTRIALIZAÇÃO NO ESTADO: 'INDUSTRIALIZAÇÃO QUE NEM CHINÊS VÊ'



Por Pablo Barrozo, deputado estadual pelo DEM

‘’A queda de 10% na produção industrial da Bahia entre maio e junho não foi surpresa para quem acompanha a falta de ação do governo estadual. Desde 2007, quando o PT assumiu o poder, a Bahia carece de uma política industrial voltada para a valorização do desenvolvimento e a geração de empregos. Pelo contrário: o que o governador Rui Costa e o secretário Jaques Wagner (Desenvolvimento Econômico) estimulam é justamente o contrário, ou seja, o aumento de impostos e a redução dos incentivos. Apenas para citar alguns exemplos que inibem o crescimento do setor na Bahia, podemos destacar o aumento do ICMS, a criação da taxa contra incêndio e da cobrança para a manutenção dos distritos industriais.

É importante ressaltar, ainda, que sob a administração do PT, a Bahia foi ultrapassada por outros estados no ranking das maiores participações do Produto Interno Bruto (PIB). Agora, os dados da Pesquisa Mensal Industrial apenas confirmam o que todos já sabem: há uma distância enorme entre a publicidade do governo e a realidade enfrentada no dia a dia pelos empresários. Enquanto o governador continua acreditando que os chineses vão resolver todos os problemas da Bahia, os empresários que trabalham em nosso estado são obrigados a conviver com estradas em péssimas condições e com distritos industriais sucateados, sem nenhuma infraestrutura.

Para reverter este cenário desalentador, o governo precisa sair da letargia e investir em ações concretas para estimular o crescimento industrial. Precisa deixar as maquetes bem arrumadinhas de lado, como aquela da sonhada ponte Salvador-Itaparica, e melhorar as condições das estradas que cortam o nosso estado, expandir as redes de água e energia, levar internet de qualidade para todas as cidades, especialmente àquelas que têm mais capacidade operacional para atrair novas indústrias. O ex-governador Jaques Wagner também precisa deixar um pouco de lado a política de gabinete e trabalhar mais para atrair novas empresas e revigorar o nosso parque industrial.

A Prefeitura de Salvador poderia servir de exemplo para o governo estadual. Recentemente, a administração municipal lançou o Salvador 360, um programa bem definido e estruturado, voltado para impulsionar o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda na cidade, com investimentos assegurados de R$ 3 bilhões em ações de infraestrutura a serem realizadas até 2020. Ou seja, enquanto a Prefeitura navega na contramão da crise econômica, com propostas ousadas e inovadoras, inclusive com desburocratização da máquina e concessão de incentivos fiscais para velhos e novíssimos ramos da economia, o governo estadual insiste em manter uma política centralizadora, sem nenhum estímulo para a atração de novos investimentos.

Espero, sinceramente, que o governador Rui Costa e o secretário Jaques Wagner consigam reverter esta triste situação e que não sejam lembrados como os políticos que enterraram o setor industrial da Bahia. Aliás, enterro este que foi muito bem simbolizado com o anúncio, nunca concretizado, da instalação da fábrica da JAC Motors em Camaçari. O carro de passeio colocado sob sete palmos, que deveria representar a implantação da segunda montadora no estado a primeira foi a Ford, e todos sabem como o PT se colocou contra a vinda da fábrica norte-americana quando era oposição , talvez tenha se transformado no maior exemplo do que pode vir a ser o sepultamento da vocação industrial da Bahia.’’
DEPUTADO PABLO BARROZO DIVULGA TEXTO COM CRÍTICAS A INDUSTRIALIZAÇÃO NO ESTADO: 'INDUSTRIALIZAÇÃO QUE NEM CHINÊS VÊ' DEPUTADO PABLO BARROZO DIVULGA TEXTO COM CRÍTICAS A INDUSTRIALIZAÇÃO NO ESTADO: 'INDUSTRIALIZAÇÃO QUE NEM CHINÊS VÊ' Reviewed by Redação Mural do Oeste on quinta-feira, agosto 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.