expr:class='data:blog.pageType'>

NA TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA DE BARREIRAS, PSIQUIATRA FRANCISCO HONORATO ABORDOU A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO



Na noite desta quarta-feira, 30, a Tribuna Popular da Câmara de Barreiras, foi ocupada pelo médico psiquiatra, Francisco Honorato Leite que abordou o tema: “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

Convidado pelo Vereador Dr. José Barbosa (PSC), que é autor da Lei 1.2447/17, que institui o “Setembro Amarelo – Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio”, a ser realizada anualmente na semana que compreender o dia 10 de setembro (Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio), Dr. Honorato trouxe dados alarmantes acerca de homens, mulheres e até crianças que cometem suicídio.

“Na época fomos procurados por uma comissão de médicos, enfermeiros e psicólogos liderados pelo psiquiatra Francisco Honorato. Eles nos apresentaram números e os trabalhos que já estavam sendo feitos para diminuir os casos em Barreiras. Abraçamos a causa, e, agora fortaleceremos a comissão”, afirmou Dr. José Barbosa.

De acordo com o psiquiatra que desde 2015 faz um trabalho voluntário de conscientização, o suicídio é um assunto sobre o qual se fala muito pouco, mas o número de pessoas que o cometem avança silenciosamente.  Mais de 800 mil suicídios foram registrados em 2012 pela Organização Mundial de Saúde em todo o mundo, dos quais 75% em países de média e baixa renda. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando número de 12 mil casos anuais.

“O Tabu sobre o tema do suicídio é um dos principais obstáculos no combate desse grave problema de saúde pública. Mas, através de uma abordagem multissetorial abrangente, com uma estratégia municipal de prevenção é possível enfrentar o problema e conquistar resultados positivos na diminuição do número de casos”, afirma Dr. Honorato.



NA TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA DE BARREIRAS, PSIQUIATRA FRANCISCO HONORATO ABORDOU A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NA TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA DE BARREIRAS, PSIQUIATRA FRANCISCO HONORATO ABORDOU A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO Reviewed by Redação Mural do Oeste on quinta-feira, agosto 31, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.