expr:class='data:blog.pageType'>

REVITALIZAÇÃO DO SÃO FRANCISCO É TEMA DE ENCONTRO ENTRE CODEVASF E O CORPO DE ENGENHEIROS DOS ESTADOS UNIDOS




Intrusão marinha no Baixo São Francisco esteve entre os assuntos abordados na reunião, em Brasília

A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, recebeu nesta semana – na sede da empresa, em Brasília – representantes do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE) para conversar sobre desafios tópicos de possível cooperação. As duas instituições mantêm um acordo de cooperação técnica. Representaram o USACE os coronéis James DeLapp e Frank Flowes e o engenheiro Calvin Creech. Participaram do encontro o diretor da Área de Revitalização da Companhia, Inaldo Guerra, e o gerente de empreendimentos socioambientais da empresa, Fabrício Líbano.

Entre os temas abordados na reunião esteve o problema de intrusão marinha no Baixo São Francisco. “Com a redução da vazão do rio São Francisco a partir de suas barragens, motivada pela estiagem prolongada, a água do mar tem adentrado o rio e criando desequilíbrio ambiental e dificuldades para a população da região – que precisa de água de qualidade para os usos múltiplos, tais como abastecimento humano, animal e irrigação”, explicou a presidente da Codevasf.

O coronel James DeLapp compartilhou informações sobre desafios semelhantes enfrentados pelo USACE nos Estados Unidos e frisou a disposição da instituição para auxiliar. “Apreciamos muito a parceria que mantivemos até agora. Parece que fomos bem-sucedidos no trabalho que realizamos juntos e seria positivo dar continuidade a ele”, afirmou DeLapp.

A presidente da Codevasf agradeceu a visita dos representantes do USACE e a cooperação mantida entre as instituições, reforçando a importância do trabalho empreendido conjuntamente em ações de revitalização na bacia do São Francisco, sobretudo as relacionadas a contenção de margens. “Temos expectativa de ampliar os trabalhos conjuntos e seria muito proveitoso contar com o conhecimento e a sólida experiência do USACE em desafios semelhantes aos nossos”, disse Kênia Marcelino.



Parceria

A cooperação entre Codevasf e USACE foi formalizada em 2012 e contemplou 12 projetos. O trabalho do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos no São Francisco consistiu em apresentar modelagens usadas para fins de planejamento e tomada de decisão, propostas de intervenção, além de transferência de conhecimento e outras atividades de suporte e consultoria. A colaboração é voltada sobretudo para questões relacionadas a estabilização de margens e aperfeiçoamento da navegação.

Os projetos da parceria foram identificados pelos locais em que foram desenvolvidos ou pelo escopo do trabalho. Foram eles: Campo de Provas; Ilha de Sambaíba; Curralinho – Ligação da Ilha; Ilha Tapera; Cotinguiba-Pindoba; Modelagem de Sedimentos; Modelagem de Transporte de Sedimentos na Hidrovia; Torrinha-Itacoatiara; Cabeça Levantada; Pedral Meleiro; Curralinho-Torrinha-Itacoatiara e Modelagem de Tributários do rio São Francisco.

Um dos resultados da cooperação foi a construção de Campo de Provas na região do município de Barra, no Médio São Francisco baiano – trata-se de projeto-piloto para demonstração de ações de controle de processos erosivos que posteriormente foram replicadas em intervenções de revitalização.

“Essa interação, entre os técnicos e engenheiros da Codevasf e os do Exército Americano, é muito positiva. Uma relação profissional em que ambos os lados ganham conhecimento e trocam experiências. Os resultados são projetos que trazem benefícios para o meio ambiente e para a população”, afirma Inaldo Guerra, diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf.






Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
REVITALIZAÇÃO DO SÃO FRANCISCO É TEMA DE ENCONTRO ENTRE CODEVASF E O CORPO DE ENGENHEIROS DOS ESTADOS UNIDOS REVITALIZAÇÃO DO SÃO FRANCISCO É TEMA DE ENCONTRO ENTRE CODEVASF E O CORPO DE ENGENHEIROS DOS ESTADOS UNIDOS Reviewed by Redação Mural do Oeste on quinta-feira, agosto 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.