expr:class='data:blog.pageType'>

DOLEIRO DA LAVA JATO, ALBERTO YOUSSEF PREPARA BIOGRAFIA



O doleiro mais famoso da Operação Lava Jato quer eternizar sua história. Alberto Youssef, que revelou as entranhas do esquema de corrupção instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014, pediu ao juiz federal Sérgio Moro licença – negada inicialmente pelo magistrado – para ir a Londrina (PR), onde nasceu, buscar documentos que, segundo ele, vão ajudar a desenvolver sua biografia. A defesa de Youssef relatou a Moro que o doleiro fechou um acordo com uma editora e um autor/biógrafo ‘para lançamento de uma obra literária, de não ficção, do gênero biografia, tipo reportagem’. Youssef foi preso na Operação Lava Jato em março de 2014.

A força-tarefa do Ministério Público Federal o acusou de ser o principal operador de propinas no bilionário esquema de corrupção na Petrobrás. Ele e o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, que também fez delação, atuavam como tentáculos do PP na arrecadação de propinas. O doleiro passou 2 anos e 8 meses na prisão. Deixou o cárcere em novembro de 2016 e está morando em São Paulo. A defesa de Youssef relatou a Moro que os contratos do futuro livro ‘preveem que o autor deverá entregar os originais da obra até 31 de dezembro de 2017’.

“Está clausulado (cláusula 1.ª, parágrafo primeiro) que o biógrafo, no caso Alberto Youssef, deverá disponibilizar documentos e (cláusula 9.ª) colaborar com o autor na elaboração da obra”, narrou a defesa. “Tais contratos impõem ao colaborador neste trabalho lícito que gerará recursos para sua subsistência, se deslocar até sua cidade natal, Londrina/Paraná com a finalidade de fazer pesquisas e buscar documentos e informações que serão repassadas ao autor da obra, conforme previsto em contrato.” Youssef queria ficar em sua cidade natal entre 2 e 7 de agosto. O doleiro, condenado na Lava Jato e cumprindo pena em regime aberto, em São Paulo, pediu autorização a Moro em 28 de julho sob a alegação de ‘razões pessoais e familiares’. O Ministério Público Federal foi favorável ao pedido, mas o juiz não autorizou.


Via: Política Livre
DOLEIRO DA LAVA JATO, ALBERTO YOUSSEF PREPARA BIOGRAFIA DOLEIRO DA LAVA JATO, ALBERTO YOUSSEF PREPARA BIOGRAFIA Reviewed by Redação Mural do Oeste on segunda-feira, agosto 07, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.