expr:class='data:blog.pageType'>

BOM JESUS DA LAPA OCUPA AS MANCHETES DO BRASIL E DO MUNDO COMO REFERÊNCIA EM ENERGIA SOLAR


Roberto de Sena
Mural do Oeste

Bom Jesus da Lapa, a capital baiana da fé, foi alçada também a condição de capital da energia solar no Brasil. A cidade ocupou as manchetes dos principais jornais, sites e emissoras da TV do País e do mundo com a inauguração em junho de 2017,  das operações do parque solar Lapa, tornando-se assim um novo vetor de desenvolvimento sustentável no Nordeste Brasileiro. O Mundo volta seus olhos para esta cidade localizada às margens do São Francisco e que, mais uma vez, assume o protagonismo em algo fundamental para o desenvolvimento humano: a produção de energia limpa.
Estive recentemente em Bom Jesus da Lapa com o prefeito Eures Ribeiro e ele não escondia o entusiasmo com este novo salto que o município vem dando. Considerado um dos melhores gestores do interior da Bahia, Eures foi reeleito com expressiva votação e, continua mantendo uma popularidade alta, mesmo nestes tempos de crise política e econômica quando boa parte dos gestores despencam na opinião pública. Eleito presidente da UPB - União das Prefeituras da Bahia - Eures é uma liderança que se consolidou na  Bahia e considera o Parque Solar um dos grandes avanços conquistado por Bom Jesus da Lapa.
De acordo com informações publicadas pela imprensa pelo mundo afora, o parque solar, de propriedade do grupo italiano Enel e realizado pela sua subsidiária no país, a Enel Green Power Brasil Participações, na verdade é o englobamento de duas usinas, Bom Jesus da Lapa, com 80 MW (megawatts) e Lapa, com 78 MW, totalizando 158 MW de potência.
Ainda segundo informações da imprensa, em um ano, o parque solar é capaz de gerar 340 GWh (gigawatts-hora) de energia, suficientes para abastecer 166 mil casas nesse período e que, gerada através dessa fonte limpa, evita a emissão de estimados 198 mil toneladas de Gás Carbônico na atmosfera.
Toda essa produção garante ao Lapa o título de maior parque solar em operação no Brasil, resultado de um alto investimento nas tecnologias utilizadas em sua construção, assim como o elevado nível de radiação solar na região, e que torna o Estado baiano o maior comercializador de energia solar do país.
A empresa anunciou que investiu cerca de US$175 milhões na construção e que a entrega do parque solar foi adiantada em dois meses em relação ao prazo estipulado no contrato de fornecimento de energia, firmado no Leilão de Energia de Reserva (LER) de agosto de 2015, e com prazo de fornecimento de 20 anos.
Na ocasião, a empresa também firmou contrato para mais dois parques solares, os quais encontram-se em construção e que são: Horizonte, com 103 MW, na Bahia, e o Nova Olinda, sendo instalado no Piauí e que deve, quando finalizado, ser o maior parque solar do Brasil e da América Latina, com 292 MW de potência.
Além de beneficiar o país inteiro com a produção de energia limpa, a construção do parque solar Lapa também trouxe um desenvolvimento social para as populações das regiões próximas, que contaram com cursos de capacitação para eletricista oferecidos pela empresa e que vão em linha com a abordagem de Criação de Valor Compartilhado (CSV).
Por todos esses fatores Bom Jesus da Lapa assume a vanguarda num setor essencial e pode ser o espelho onde outros municípios do Brasil e, principalmente, da nossa região Oeste, podem se mirar. Esta cidade, famosa pela sua romaria, pela hospitalidade do seu povo, pelas suas tradições, é agora também um referencial em energia solar, quebrando paradigmas e apontando novos caminhos para o futuro da humanidade.
BOM JESUS DA LAPA OCUPA AS MANCHETES DO BRASIL E DO MUNDO COMO REFERÊNCIA EM ENERGIA SOLAR BOM JESUS DA LAPA OCUPA AS MANCHETES DO BRASIL E DO MUNDO COMO REFERÊNCIA EM ENERGIA SOLAR Reviewed by Redação Mural do Oeste on segunda-feira, setembro 18, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.