expr:class='data:blog.pageType'>

BOM JESUS DA LAPA: QUILOMBOLAS SÃO OUVIDOS EM CONSULTA PÚBLICA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE PARQUE SOLAR





Neste domingo(24) as comunidades quilombolas dos territórios de Lagoa do Peixe, Araça/Volta com representantes das comunidades de Cariacá, Araçá, Patos, Pedra, Cochos e Retiro participaram de uma Consulta Pública sobre o projeto de implantação do Complexo Fotovoltaico Alvorada, composto pelas usinas Alvorada I, II, e II com potencial total de 90MW, em uma área de 200ha, em Bom Jesus da Lapa.


Participaram da reunião além das comunidades e da própria ENGIER (responsável pelo empreendimento) e a Fundação Cultural Palmares.

Foi apresentado o plano básico do parque solar, onde as representações tiverem a oportunidade de tirar dúvidas e sugerirem alternativas, aprovados pelos presentes. Ficando acertado que a empresa Ecology Brasil vai começar trabalho de campo, ouvindo a comunidade, depois do relatório pronto, acontecerá outra consulta juntamente com a Fundação Palmares, para saber se as representações aprovam o levantamento feito com  as comunidades.

Área de 200 ha onde vai ser a implantação do Complexo Fotovoltaico Alvorada, composto pelas usinas Alvorada I, II, e II

A Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que obrigatoriamente deve se realizar consulta prévia, livre e informada sempre que um projeto afetar povos tradicionais, como quilombolas. O plano básico inicial foi apresentado como forma de compensação e mitigação dos impactos que as comunidades sofrerão com a instalação da usina.

Segundo o vice-presidente da Associação Quilombola Araça/Volta, Lucas Marcolino, a Consulta Pública é fundamental para a comunidade entender todo processo do empreendimento, e lamentou a forma que a Secretaria de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa conduziu outras implantações, deixando as comunidades Quilombolas sem nem um tipo de esclarecimento.

De acordo o Coordenador da Fundação Palmares-FCP/Minc, Tiago Cantalice essa consulta prévia,  deveria ter sido feita em 2015 entre o empreendedor e as comunidades, sendo um dos  mecanismos que  representam o fortalecimento da noção de que as comunidades quilombolas devem ser consultadas em todos os processos.

Falou ainda que a Secretaria de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa deveria ter consultado a Fundação Palmares antes da LP (Licença Prévia). Alertou que a Ecology Brasil deve fazer a discussão dos impactos e programas de mitigação , controle e compensação.


Via: Bom Jesus da Lapa Notícias
BOM JESUS DA LAPA: QUILOMBOLAS SÃO OUVIDOS EM CONSULTA PÚBLICA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE PARQUE SOLAR BOM JESUS DA LAPA: QUILOMBOLAS SÃO OUVIDOS EM CONSULTA PÚBLICA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE PARQUE SOLAR Reviewed by Redação Mural do Oeste on terça-feira, setembro 26, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.