expr:class='data:blog.pageType'>

CIDADES BAIANAS SÃO CAMPEÃS NACIONAIS NA EXTRAÇÃO DE CARVÃO E LENHA

O município de Baianópolis, no Oeste do estado, é o que mais extrai carvão em todo país. Foram 26.500 toneladas no ano passado, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Bahia é o segundo maior produtor de carvão por extração do Brasil, perdendo apenas para o Maranhão. 

Além de Baianópolis, outros municípios baianos estão entre os dez que mais extraem carvão. São eles: Riachão das Neves (3º lugar, com 18 mil toneladas), São Desidério (4º colocado, com 15 mil toneladas), Santa Rita de Cássia (5º, com 11.500 toneladas) e Cristópolis (6º lugar, com 10 mil toneladas).

Com 652.535 metros cúbicos extraídos, Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, é o que mais extraiu lenha no ano passado. ​​​​​​No ranking, que mediu a extração da lenha, outras duas cidades baianas aparecem entre as dez: Jaborandi e Saúde.

Conforme o IBGE, ambos os produtos vêm registrando diminuição sucessivas. Em 2016, a produção extrativa de carvão vegetal, no Brasil, mais uma vez apresentou retração frente ao ano anterior, com volume 31,7% menor do que o registrado em 2015, atingindo 544.488 toneladas e valor de produção estimado em R$ 393,9 milhões. 

De acordo com o órgão, a redução se deve à queda no desempenho da indústria siderúrgica nacional, principal mercado consumidor de carvão vegetal, e pela gradativa substituição do produto por outras fontes de energia, em virtude do maior rigor na fiscalização da produção ao longo dos anos.

O CORREIO entrou em contato com a assessoria do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), para saber se há denúncias contra empresas que atuam no setor de extração de carvão ou investigações em andamento. A assessoria prometeu se posicionar sobre a situação, mas ainda não enviou resposta. A reportagem procurou ainda o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão ligado à Secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema), que é responsável pela fiscalização e acompanhamento das extrações, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Lenha

A Bahia é o maior produtor de lenha a partir da extração, com 5.012.890 metros cúbicos (20,1% do total nacional). Na sequência aparecem Ceará (3.126.274 metros cúbicos) e Maranhão (2.094.874 metros cúbicos). Mesmo apresentando queda na produção em relação a 2015, os três estados juntos responderam por 41% do total de lenha extrativa no Brasil.

A produção nacional de lenha de origem extrativa também apresentou retração, segundo a pesquisa do IBGE. O volume extraído no país, em 2016, totalizou 24.954.940 metros cúbicos, com queda de 7,4% frente ao ano anterior. O valor de produção atingiu R$ 626,4 milhões. 

Além de Xique-Xique, outros seis municípios baianos aparecem entre os 20 maiores produtores, que respondem juntos por 18,5% da produção brasileira.

Castanha, umbu, piaçava e licuri

A produção de castanha de caju, umbu, piaçava e licuri por extração também colocou a Bahia em primeiro lugar no ranking nacional por extração.

Na silvicultura - criação de florestas -, a Bahia é o terceiro estado em produção de carvão vegetal, com 150.977 toneladas de um total nacional de 4.957.238 de toneladas. Já em produção de madeira em tora para papel e celulose, são 13.617.123 de um total nacional de 85.152.174 toneladas.

Os dados são da pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2016, que investiga 37 produtos oriundos do extrativismo vegetal e sete da silvicultura de todos os municípios brasileiros. 

Via: Barreiras Notícias/Correio da Bahia
CIDADES BAIANAS SÃO CAMPEÃS NACIONAIS NA EXTRAÇÃO DE CARVÃO E LENHA CIDADES BAIANAS SÃO CAMPEÃS NACIONAIS NA EXTRAÇÃO DE CARVÃO E LENHA Reviewed by Redação Mural do Oeste on sábado, setembro 30, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.