expr:class='data:blog.pageType'>

PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO PROMOVE AÇÕES PARA COMBATER O TABAGISMO








Para combater e diminuir o tabagismo no município a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Saúde promoveu na manhã dessa quinta-feira, 14, no PSF Antonio Pereira da Rocha, uma capacitação para médicos e enfermeiros sobre os Cuidados aos Usuários Tabagistas na Atenção Básica. A palestra foi mediada pela a coordenadora da Atenção Básica da Família do município, Tatiane Rodrigues e pela Médica e especialista em Atenção Básica da Família, Adelle Nóbrega.

Os dados apresentados na capacitação, aponta que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que mais de 40% da população mundial adulta, isto é, 2,8 bilhões de pessoas sejam fumantes. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva.

Para a coordenadora da Atenção Básica da Família do município, Tatiane Rodrigues o “O tabagismo causa dependência primeiramente devido a nicotina, a substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Além da dependência física causada pela nicotina ainda temos a dependência comportamental que se caracteriza pela rotina associada ao uso do tabaco criada pelo fumante.Ao ser inalada a nicotina se liga aos receptores nicotínicos cerebrais localizados na região chamada de sistema de recompensa cerebral (SRC). Por isso a importância dessa capacitação, pois, lidamos com muitas pessoas com problemas causados pelo tabaco”, explicou.
“Os efeitos da nicotina desaparecem ou diminuem após algumas horas de seu consumo e os sintomas desagradáveis - que compõem a Síndrome de Abstinência - surgem, levando ao ciclo da dependência. O uso crônico da nicotina leva a uma dessensibilização destes receptores, que por um tempo não respondem à dose de nicotina inalada levando o fumante aumentar o número de cigarros fumados para atingir o mesmo efeito. Sintomas de abstinência produzem mal-estar clinicamente significativo, fazendo com que importantes atividades sociais, ocupacionais ou recreativas são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso da substância e o individuo evite contato social ou situações nas quais sabidamente não poderá fumar. Quem fuma pode até 10 vezes maior chance de adoecer de câncer de pulmão”, complementa a Médica e especialista em Atenção Básica da Família, Adelle Nóbrega.


Texto e fotos: Diego Souza
PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO PROMOVE AÇÕES PARA COMBATER O TABAGISMO PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO PROMOVE AÇÕES PARA COMBATER O TABAGISMO Reviewed by Redação Mural do Oeste on quinta-feira, setembro 14, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.