expr:class='data:blog.pageType'>

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO É TEMA DE PALESTRA EM SÃO DESIDÉRIO








Em referência a Campanha ‘Setembro Amarelo’, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação – BEIC realizou na manhã desta quinta 28, no Centro Cultural, uma palestra de orientação e prevenção ao suicídio, que contou com a participação de alunos, professores e comunidade em geral.

A médica Clínica Geral, Dra. Adelle Nóbrega, uma das responsáveis pela idealização do encontro, destacou sobre a importância de abordar o tema. “Estamos no mês de prevenção ao suicídio. No mundo a cada 40 minutos uma pessoa tenta suicídio. Em aproximadamente um mês, tenho acompanhado três pacientes que recorreram ao suicídio no município e fico angustiada porque São Desidério tem muitos casos de pessoas com depressão e transtorno de ansiedade grave que podem chegar a tentar um suicídio. Por isso a ideia de realizar esse momento, pois muitas vezes uma palestra pode ajudar a orientar e alertar as pessoas”, disse.

O terapeuta integrativo, Renilson Freitas Júnior, fez a acolhida destacando a prática da meditação como alternativa preventiva que pode ajudar no processo de conscientização das emoções, e em seguida conduziu um momento de meditação dos participantes. “A meditação pode acalmar e ao mesmo tempo agitar. Muitas vezes não queremos entrar em contato com os nossos traumas, não percebemos as nossas emoções e podemos chegar a casos de distúrbio. Exige disciplina e vontade de transformar. A meditação é um artifício que pode ser utilizado pelas pessoas para melhorar o emocional. É interessante as pessoas praticarem essa experiência diariamente”.

O psicólogo Thiago Campos que também desenvolve trabalhos sociais na Polícia Militar, ministrou a palestra que teve como tema ‘Vamos falar sobre o que muitas vezes é imperceptível? Suicídio’. “Escolhemos esse tema, pois o suicídio é um mal e considerado um problema de saúde pública que muitas vezes não tem sua gravidade percebida, para diminuir as estatísticas e ajudar as pessoas. Essas iniciativas ajudam num contexto maior quando percebemos o interesse do poder público e a sociedade civil organizada em trabalhar esses temas, ao falar de orientação e prevenção. Isso é importante e a gente fica feliz por isso”, concluiu o psicólogo.

“Conheço pessoas que já tentaram suicídio, e esta palestra está sendo esclarecedora. Esse tema chama muito a atenção e nos orienta sobre os cuidados que devemos ter, principalmente porque vou poder ajudar outras pessoas levando essas informações que aprendi hoje aqui”, afirmou a estudante Juliana Dias.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza 
PREVENÇÃO AO SUICÍDIO É TEMA DE PALESTRA EM SÃO DESIDÉRIO PREVENÇÃO AO SUICÍDIO É TEMA DE PALESTRA EM SÃO DESIDÉRIO Reviewed by Redação Mural do Oeste on quinta-feira, setembro 28, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.