expr:class='data:blog.pageType'>

SÃO DESIDÉRIO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA D CONTRA A RAIVA







No sábado 23, em São Desidério a atenção foi voltada para os animais de estimação com a realização do Dia D da Campanha de Vacinação contra a raiva. A ação preventiva é da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador.

As doses gratuitas foram disponibilizadas para proteger os animais contra a doença, que é fatal. Os pontos de vacinação se concentraram no Departamento da Vigilância e Praça Juarez de Souza no centro da cidade, Estádio Municipal Ocival Rodrigues de Souza e Coliseu no bairro Tangará, na Escola Municipal Dr. Silva Jardim no Alto Cristo, na Codesvasf do outro lado da Barragem e no distrito de Sítio Grande.

A raiva é causada por um vírus que acomete mamíferos como cães e gatos, e pode ser transmitida ao homem por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. “O Dia D da campanha foi positivo e bem tranquilo. Foram vacinados 1.005 cães e 99 gatos e ao longo do dia tivemos a presença de veterinário que percorreu todos os pontos de vacinação dando suporte ao trabalho realizado pelas equipes”, avaliou o diretor do Departamento da Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador, Gleivison Costa.

A Campanha de Vacinação no município teve início no dia 1º de setembro e segue até o dia 16 de outubro. A meta é vacinar cerca de 5.000 cães e 1.100 gatos em São Desidério. A vacina é destinada apenas para animais a partir de 03 meses de idade. Fêmeas gestantes ou em fase de amamentação não podem receber a vacina. Em casos de animais em idade jovem/adulto que nunca foram vacinados, o chamado ‘primo vacinado’, devem tomar a primeira dose e após 30 dias o animal deve ser levado ao Departamento da Vigilância Epidemiológica para receber a segunda dose de reforço.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Ana Lúcia Souza / Arquivo Vigilância Epidemiológica
SÃO DESIDÉRIO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA D CONTRA A RAIVA SÃO DESIDÉRIO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA D CONTRA A RAIVA Reviewed by Redação Mural do Oeste on segunda-feira, setembro 25, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.