expr:class='data:blog.pageType'>

SOLENIDADE COM HOMENAGENS MARCA COMEMORAÇÃO PELOS 15 ANOS DA GUARDA CIVIL DE BARREIRAS







A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito realizou, na manhã de sexta-feira (01), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, a solenidade comemorativa aos 15 anos da Guarda Civil Municipal (GM). Em ato cívico, foram entregues homenagens ao primeiro comandante da GM, Major Araken Ferreira de Souza, a Polícia Militar, 4º BEC e ao Corpo de Bombeiros que são instituições parceiras da Guarda.
A mesa de solenidade foi composta pelo prefeito Zito Barbosa, a vice prefeita Karlúcia Macêdo, o secretário de segurança cidadã e trânsito Luiz Vidal, a secretária de saúde Marisete Bastos, o comandante da GCM, Gilmar Oliveira, o comandante do 10º BEIC, Ten. Cel. Camilo Uzêda, o comandante do 4º BEC,  Cel. Jonny Ferreira Machado e o representante do Corpo de Bombeiros Militar, Cap. Cedraz.
Todo o efetivo da Guarda Municipal esteve presente, além dos agentes de trânsito da Cootrans, familiares e convidados. A história de empenho e dedicação dos servidores que fazem a segurança do patrimônio público e contribuem diariamente para ações de melhoria na segurança pública, foi narrada e apresentada em imagens.
 “Gostaria de parabenizar toda a GCM pelos 15 anos de serviços prestados a população de Barreiras. Estamos buscando melhorias significativas para a nossa Guarda Municipal e tenho certeza que o município estará sempre valorizando esses homens e mulheres que integram essa corporação”, disse o secretário de segurança cidadã, Vidal.
O prefeito Zito Barbosa destacou a importância do trabalho do Guarda Civil Municipal na proteção do patrimônio público. “Sempre que falo da GM, sinto muito orgulho do trabalho desses dedicados servidores. Sei que quando vestem a farda, colocam em primeiro lugar o cuidado com a proteção do patrimônio público. Os senhores atuam diariamente imbuídos de muita coragem, determinação e disciplina e, tenham certeza, a população e o município reconhece o valor de cada um. Estejam certos também os senhores e as senhoras de que em nossa gestão vamos trabalhar muito para dignificar nossa Guarda Municipal, equipando-a com veículos e acessórios, bem como promovendo a capacitação necessária para que vocês possam prestar um serviço cada vez mais digno a nossa população. Meus parabéns a toda a corporação, extensivo a todos que contribuíram durante esses 15 anos com a Guarda Civil Municipal de Barreiras”, disse..
O prefeito Zito anunciou ainda que a gestão irá se empenhar para que os guardas de Barreiras obtenha a Carteira Nacional de Guarda Civil Municipal.
História
No ano de 1999, foi realizado o primeiro concurso público para a Guarda Civil Municipal de Barreiras, para preenchimento de 120 vagas.
Superada as etapas iniciais do concurso público, iniciou-se a formação da 1ª turma de guardas civis municipais, com efetivo de 91 homens que, após exaustivas horas de treinamento e estudo, foram considerados, em formatura realizada no dia 01 de julho de 2002, aptos ao desempenho da função de Guarda Civil Municipal.
Após a formação da primeira turma, foi efetivamente instalado, no local em que hoje ainda se encontra, o Quartel da Guarda Civil, batizado com o nome “Tenente Pedro Carvalho de Holanda”,tendo como primeiro comandante um oficial da Policia Militar da Bahia, o 1º Tenente PM Araken Ferreira de Souza..
Importante ressaltar a contribuição do Tem. Araken que desempenhou com desenvoltura, deixando aos futuros comandantes, não um caminho suave, mas, um caminho menos tortuoso, dotado dos primeiros degraus a facilitar a transposição dos desafios que viriam.
Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Barreiras conta com 148 servidores efetivos, que atuam na Ciclo Patrulha, no Pelotão Águia e Pelotão de Trânsito.

Dircom/PMB – 04.09.2017
SOLENIDADE COM HOMENAGENS MARCA COMEMORAÇÃO PELOS 15 ANOS DA GUARDA CIVIL DE BARREIRAS SOLENIDADE COM HOMENAGENS MARCA COMEMORAÇÃO PELOS 15 ANOS DA GUARDA CIVIL DE BARREIRAS Reviewed by Redação Mural do Oeste on segunda-feira, setembro 04, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.