expr:class='data:blog.pageType'>

ABAPA PARTICIPA DE PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE ACADÊMICOS DA UFOB


Os acadêmicos do 5º e 6º períodos de Agronomia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), do campus de Barra, finalizaram na última sexta-feira (6) o curso de Operação de Pulverizadores Agrícolas-JD no Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Luís Eduardo Magalhães. Um grupo de 27 estudantes viajou cerca de 440 quilômetros para aprender, durante três dias, noções básicas para operar as máquinas, e ao final, eles puderam manusear na prática um pulverizador no campo.
Pela primeira vez na direção de uma máquina deste porte, Jaíne Marques, do 6º período de Agronomia, diz que a prática é essencial para a atuação do profissional engenheiro agrônomo no mercado de trabalho. “No primeiro contato, com a parte teórica do curso, achei fácil. Com mais alguns treinamentos conseguiria operar o equipamento”, diz, confiante. Já para Ronilton Araújo, 22, acredita que é essencial esse aprendizado. “Ao atuar futuramente em uma possível gestão de fazenda, é um diferencial saber operar os equipamentos para orientar e apoiar o profissional que for trabalhar no maquinário”, explica.
Segundo o professor do curso de Agronomia da UFOB, Humberto Santiago, o treinamento é ministrado dentro da carga horária da disciplina de Máquinas e Implementos Agrícolas. “É a segunda vez que trazemos os estudantes para os cursos do Centro de Treinamento da Abapa. A estrutura é ótima, com profissionais capacitados e experientes, e um simulador e todos os recursos para a capacitação na prática”.
O curso, com carga horária de 24horas/aula, ministrado pelo instrutor Ederson Prochnow, reforçou a importância de respeitar os protocolos de segurança para operar o equipamento no manual ou no modo automático. “São máquinas modernas de última geração, sendo necessário entender toda a tecnologia envolvida para desempenhar a função, seja com o equipamento no manual ou no automático, com auxílio do GPS”, afirmam.
Para o coordenador do Centro de Treinamento da Abapa, Douglas Fernandes, a ação tem ajuda a aproximar as escolas e universidades da realidade em que as fazendas desenvolvem suas atividades, ratificando a importância do emprego de novas tecnologias dentro do setor. “Uma vez que buscamos otimizar resultados por meio de ações que reduzam o custo operacional e proporcionem maior segurança em todas as etapas do processo produtivo”, afirma.  
Além do Curso de Operação de Tratores e Pulverizadores, o Centro de Treinamento da Abapa só este ano já promoveu mais de 180 cursos, capacitando aproximadamente 4.800 profissionais para atuação no mercado agrícola. Para este mês, estão previstos cursos de NR20 – Inflamáveis e Combustíveis, NR-12 Máquinas e Equipamentos e NR-17 Ergonomia. O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia conta com apoio da Agrosul-John Deere, Veneza Equipamentos-John Deere, Senar, Senai, Sesi, Cieb, Oeste Pneus-Pirelli e Universidade Federal de Viçosa (UFV), que disponibilizam todos os recursos necessários para as aulas práticas dos cursos.
ABAPA PARTICIPA DE PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE ACADÊMICOS DA UFOB ABAPA PARTICIPA DE PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE ACADÊMICOS DA UFOB Reviewed by Redação Mural do Oeste on terça-feira, outubro 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.