expr:class='data:blog.pageType'>

LULA INSISTE NA SUSPEIÇÃO DE MORO


A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu, nesta segunda-feira, 2, no pedido de suspeição contra o juiz federal Sérgio Moro. Os advogados pedem para que o relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça, Félix Fischer, reavalie decisão na qual negou pedido de suspeição do magistrado. Moro condenou Lula a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso triplex. O petista recorreu. Moro ainda mantém outros dois processos criminais contra Lula. A defesa do petista chegou a pedir para que o próprio juiz Sérgio Moro avaliasse sua suspeição. 
O magistrado negou. Em seguida, recorreu ao Tribunal Regional da 4ª Região, que também não deu provimento. Os pedidos e os julgamentos foram realizados em 2016. O agravo chegou às mãos do relator da Lava Jato no STJ, Félix Fischer, em junho deste ano. O Ministério Público Federal chegou a se manifestar pelo conhecimento da matéria pelo magistrado. No entanto, o ministro contrariou a Procuradoria e negou provimento. “Da mesma forma, em que pese o esforço argumentativo vetorizado a demonstrar a divergência jurisprudencial, qualquer resultado advindo dessa intelecção, desaguaria na mesma hipótese aqui apresentada, pois, taxativo ou exemplificativo o rol normativo, o reconhecimento de eventual suspeição, nos moldes perquiridos, demandaria a indevida reapreciação dos elementos de cognição”, anotou o magistrado. 
Os advogados de Lula rebatem o ministro e afirmam que não ‘pretende’ pedir ao Superior Tribunal Federal ‘o reexame da matéria fático-probatória, utilizando-a como uma segunda instância revisora, mas sim a correta aplicação do direito federal’. A defesa ainda reiterou os argumentos que embasam o pedido de suspeição. Entre eles, a divulgação de áudios, pelo juiz federal Sérgio Moro, da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula sobre a nomeação do petista como ministro. “Será que este limite é suplantado pelo levantamento do sigilo do material proveniente da interceptação telefônica – em momento de perfeita “coincidência” em que o investigado seria nomeado Ministro de Estado?”, questiona a defesa. A defesa pede, por fim, que Fischer reavalie a decisão de não dar seguimento ao agravo pela suspeição de Moro e, ‘caso assim não se decida’, envie para a avaliação da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Via: Estadão
LULA INSISTE NA SUSPEIÇÃO DE MORO LULA INSISTE NA SUSPEIÇÃO DE MORO Reviewed by Redação Mural do Oeste on terça-feira, outubro 03, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.