expr:class='data:blog.pageType'>

RUI E PINHEIRO INAUGURAM FÁBRICA-ESCOLA DE CHOCOLATE EM GANDU



Fábrica-Escola de Chocolate incentiva Educação e fortalece a economia, diz Pinheiro 

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacou que a primeira Fábrica- Escola de Chocolate da rede estadual, inaugurada hoje (06), em Gandu, pelo governador Rui Costa, visa fortalecer a educação, o empreendedorismo e a economia de toda a região. Instalada no Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (CETEP), no Lago Azul, as margens da BR 101, no município de Gandu, a Fábrica-Escola de Chocolate servirá como laboratório para que os estudantes tenham aulas práticas, possam desenvolver projetos e pesquisas, intervenções sociais aperfeiçoando a formação profissional. Além disso, toda a estrutura ficará aberta à comunidade local para a capitação e certificação de trabalhadores e na incubação, pré-incubação e aceleração de empreendimentos.
“O essencial deste novo perfil de unidade de ensino foi que a Secretaria passou a enxergar a importância da economia da territorialidade e cultura de cada lugar. Portanto, começamos a implementar uma política que valoriza a Educação desde suas séries iniciais até a formação para o mundo do trabalho. Essa inauguração inicia uma um novo processo, onde vamos proporcionar aos estudantes a prática no ensino da produção e comercialização do chocolate. Essa experiência vai se estender a outros locais da Bahia, valorizando a culinária local como a carne do sol, farinha, peixe e outros. Com isso, estaremos aliando a educação, o incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento da economia regional", destacou Pinheiro.

Segundo o governador Rui Costa, “com estas fábricas escolas, nós queremos estimular, capacitar e transferir tecnologia para a nossa juventude. Mas não é só isso que viemos fazer aqui na cidade, quero aproveitar para anunciar um investimento de R$ 9 milhões para fazer a estrada de Gandu até Ibirataia. Eu sei que o povo está muito feliz com essa iniciativa. Também vamos estender o asfalto até o centro da cidade”, afirmou.
Novas Fábricas-Escolas - O superintendente da Educação Profissional do Estado, Durval Libânio Mello, disse que três outras Fábricas-Escolas do Chocolate serão implantadas no Centro de Educação Profissional (CEEP) da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, no município de Arataca; no CETEP do Médio Rio das Contas, localizado no município de Ipiaú e no CEEP do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus. Além da formação profissional, do estímulo ao empreendedorismo e da integração da unidade com a comunidade local, o superintendente diz que outras modalidades de cursos serão ofertados. “Cada fábrica irá buscar parcerias, a exemplo de produtores de cacau, chocolates e confeiteiros. As fábricas também irão servir para que a gente oferte cursos de qualificação e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), pelo Pronatec”, destaca.
Mais quatro Fábricas-Escolas estão previstas para serem implantas de acordo com outras vocações territoriais. A Fábrica-Escola da Carne do Sol, funcionará em Itororó, no CETEP do Médio Sudoeste da Bahia; enquanto a Fábrica Escola da Maniçoba, em Cruz das Almas, terá uma parceria com a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que irá trabalhar com a cadeia da mandiocultura e seus subprodutos como beiju, biscoitos, farinha e a própria Maniçoba.
A Fábrica-Escola da Moqueca, em Valença, irá desenvolver tecnologias de processamento de pescados, mariscos, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento de pratos típicos regionais. Já a Fábrica-Escola da Carne de Fumeiro, no município de Maragogipe, irá desenvolver tecnologias de processamento de carne suína, pescados e mariscos, principalmente a defumação, em parceria com comunidades quilombolas.


Foto: Divulgação
RUI E PINHEIRO INAUGURAM FÁBRICA-ESCOLA DE CHOCOLATE EM GANDU RUI E PINHEIRO INAUGURAM FÁBRICA-ESCOLA DE CHOCOLATE EM GANDU Reviewed by Redação Mural do Oeste on sexta-feira, outubro 06, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.