expr:class='data:blog.pageType'>

VEREADORA GRAÇA MELO APRESENTA PROJETO QUE INSTITUI A CAMPANHA OUTUBRO ROSA



Prevenção ao Câncer de Mama é debatida durante sessão da Câmara de Barreiras O mês de outubro começou e junto com ele a campanha intensiva de prevenção ao câncer de mama, destaque da sessão desta terça-feira, 03. Os vereadores enfatizaram a importância das ações para conscientizar as mulheres da necessidade de se prevenir. Quanto mais cedo identificar a doença, mais chances de cura. Com o objetivo de sensibilizar ainda mais a população quanto a importância da prevenção primária e secundária do câncer de mama, a vereadora Graça Melo, apresentou o projeto de Lei 094/2017 que institui a campanha de prevenção ao câncer de mama, denominada mundialmente de “Outubro Rosa”, no âmbito do município de Barreiras. 

De acordo com o projeto, durante o mês de campanha devem ser divulgados os direitos assegurados pela Lei Federal nº 11.664, de 29 de abril de 2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama. O mês de outubro passa a integrar o calendário oficial de datas e eventos de Barreiras. “O autoexame propicia o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando a chance de cura em mais de 95%. 

É importante cada vez mais o acesso a informação para que as pessoas busquem alternativas de prevenção, e se diagnosticado, procurem logo o tratamento. Por isso, a preocupação em apresentar o projeto 094/2017 que propõe a realização da campanha anual do “Outubro Rosa”, afirmou a vereadora Graça Melo. Em Barreiras a campanha começou segunda-feira, 02, com uma caminhada. Até o dia 31, nas unidades de saúde, profissionais vão ficar à disposição das mulheres que tiverem algum sintoma suspeito de câncer de mama. No dia 05/10, será realizada palestra sobre ações preventivas contra o câncer de mama, nos PSFs 07 e 08, do bairro Morada da Lua. Já de 16 a 20, uma unidade móvel será instalada na praça Landulfo Alves, onde acontecerá o mutirão de mamografia. 

Dia 17/10, serão feitas palestras no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), nos períodos da manhã e tarde. Dias 25 e 26, na unidade de saúde Jaime Lima, na Vila Dulce, vão ser feitas palestras e atendimento de prevenção ao câncer de útero. A programação encerra dia 31/10 com palestra no Centro Cultural Rivelino Carvalho. 
VEREADORA GRAÇA MELO APRESENTA PROJETO QUE INSTITUI A CAMPANHA OUTUBRO ROSA VEREADORA GRAÇA MELO APRESENTA PROJETO QUE INSTITUI A CAMPANHA OUTUBRO ROSA Reviewed by Redação Mural do Oeste on quarta-feira, outubro 04, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.